Política
Audiência debate obra parada na BR-280
A Alesc irá promover uma audiência pública no próximo dia 25 de abril para discutir a retomada das obras de duplicação da BR-280
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina irá promover uma audiência pública no próximo dia 25 de abril para discutir a retomada das obras de duplicação da BR-280, no trecho que liga Araquari a São Francisco do Sul, no Litoral Norte do estado. As obras, que abrangem 36 quilômetros, começaram em 2018, mas estão paradas desde o fim de 2022 devido à necessidade de revisão do projeto.
Ainda não há data definida para o reinício. O tema foi abordado pelo deputado Maurício Peixer (PL) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, quando ele ressaltou a relevância da rodovia para a economia catarinense e demonstrou preocupação com os altos índices de acidentes e a precariedade da infraestrutura no local.
“São mais de 350 km que ligam o interior de Santa Catarina, escoando a produção até o litoral, o porto de São Francisco do Sul, além de movimentar toda aquela economia. Mas hoje o que nós temos é um cenário. 36,3% do pavimento é considerado ruim, 20,2% é considerado péssimo e apenas 19,1% é classificado como bom. Esses são os dados do Observatório da FETRANSESC. Essa condição precária coloca vidas em risco todos os dias”, disse o deputado.
A audiência foi proposta por Peixer por meio da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Alesc e será realizada em Araquari. O parlamentar também integra a Bancada do Norte, coordenada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que se reuniu nesta semana e definiu como prioridade do grupo a melhoria das rodovias da região.
“Só em 2024 foram 167 colisões transversais, muitas delas causadas pela ultrapassagem na contramão. O mais grave, colisões frontais, as que mais matam, causaram 20 mortes neste último ano. Esse trecho ali entre a BR-101 e a São Francisco. Do Sul, pela expectativa em torno de 500 milhões para fazer. Representa muito pouco, isso se você parcelar em praticamente 11 anos que está a licitação feita não seria praticamente nada, mas o que aconteceu e que está acontecendo é que tirar o recurso do orçamento desse ano. Não tem nenhum custão para investir na BR280 nesse trecho”, complementou Peixer.