Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Bloco derradeiro com polêmicas no último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão

Política

Política

Bloco derradeiro com polêmicas no último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão

Provocações e indiretas marcaram as interações entre os candidatos

Publicidade

O quarto bloco do último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão foi novamente de tema livre, na noite desta segunda-feira, 30. Os candidatos ao cargo de prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB), Estêner Soratto (PL) e Maristela Francisco (PT) poderiam escolher a pergunta para seus oponentes.

O debate é promovido pela Rádio Cidade em parceria com o portal SCTodoDia. O evento é realizado no auditório da Unisul e transmitido ao vivo pelo Youtube (clique aqui e confira).

A primeira pergunta foi da Maristela Francisco (PT) direcionada para Estêner Soratto (PL) sobre quais propostas para a saúde mental o candidato teria?

Soratto avalia que o problema não é apenas municipal, mas sim nacional e que no município, o CAPS AD (álcool e drogas) e o CAPS I (saúde mental) realizam os atendimentos e para isso já está sendo conversado com profissionais da área para que seja feito um grande abraço em todo tubaronense que esteja sofrendo com a saúde mental, completa. O candidato também citou o caso dos moradores de rua, para que se intensifique o trabalho de assistência a essas pessoas.

“Primeiro eu digo misericórdia, depois eu vou te dar uma informação. Nós não temos Caps I em Tubarão, que é o Centro de Apoio Psicossocial Infantil e Adolescente” disse Maristela em sua réplica. A candidata aproveitou para enfatizar que pretende criar a unidade no município e que existe recursos federais para isso. Ela ainda disse que trabalho de policia é de policia, assistência social é de assistência social e saúde mental é algo grave.

Na tréplica, Soratto, disse que tem sim um Caps que cuida da saúde mental no município. Também reforçou que pretende realizar ações conjuntas com órgãos de segurança e de assistência social para abordagens respeitosas e identificação das pessoas em situação de rua no município.

Soratto perguntou para Stüpp qual a proposta para melhorar a transparência em todos os níveis de governo em Tubarão. “Eu não tenho a menor intenção de ser alguém que age como o atual governo, esse que faz parte do seu governo”, respondeu. Todas as atividades da Administração Municipal serão de conhecimento público, de acordo com a resposta do candidato.

“Vamos chamar o Observatório Social e o Ministério Público para estar junto com o setor de compras para fazermos a verdadeira transparência”, disse Soratto na réplica.

Na tréplica, Stüpp, disse que tudo já poderia estar sendo feito, pois a atual Administração Municipal é composta por aliados do seu oponente.

Na sequência, Stüpp perguntou para Maristela quais seriam as propostas dela para a educação na cidade? A candidata respondeu que a “Educação Básica de qualidade passa da criança entrar nas séries iniciais e terminar lá no 9º ano. Tubarão tem o índice de desenvolvimento da educação básica muito ruim” , afirmou. A valorização dos profissionais da educação municipal também é uma das propostas de Maristela.

Para ter uma educação de qualidade é preciso valorizar os professores, salientou Stüpp em sua réplica. Na tréplica, Maristela cobrou sobre a continuidade de um “eterno vereador” na Secretaria de Educação, em seguida, ela abordou a educação inclusiva.

Em seguida foi invertida a ordem de quem pergunta, a candidata Maristela perguntou para Stüpp quais as propostas dele para a população 60 mais? Stüpp indicou os clubes de mães e os clubes de terceira idade que estão sem apoio e sem suporte da Administração Municipal. Outro projeto é o Centro Dia para atender idosos que necessitam de acolhimento desde o período da manhã até a tarde.

“Tubarão tem 28 mil pessoas aposentadas”, informou Maristela durante a sua réplica. Ela ainda reforçou que os idosos serão prioridades em seu governo.

O abandono de animais foi o tema da pergunta de Soratto para Maristela, quais seriam as propostas dela? Maristela destacou a resposta que já havia dado anteriormente e ainda falou sobre a mudança de relacionamento entre as pessoas e os animais. Entre as propostas dela, estaria um Samu Pet para atender animais vítimas de acidentes.

Na réplica, Soratto informou que de acordo com uma pesquisa há 7 mil animais abandonados em Tubarão. Para atender estes animais, o candidato já conversou com a Unisul para avançar em um convênio com o hospital veterinário.

Maristela provocou Soratto dizendo que somente agora ele pensou em um projeto voltado para a saúde animal, apesar do tempo que ele já estava no poder.

A última pergunta foi de Stüpp para Soratto sobre como compensar a perda de R$ 50 milhões em emendas legislativas caso vença o pleito e deixe a Assembleia.

Soratto disse que o oponente estava sendo leviano e que os deputados teriam R$ 10 milhões em emendas anuais. Novamente, ele reforçou o alinhamento do prefeito com o governador, em caso de vitória.

Na réplica, Stüpp afirmou conhecer muito bem a representatividade de um deputado estadual e que ainda a ausência do adversário prejudica não somente o município, mas também a região.

Considerações finais 

Os candidatos tiveram 2 minutos para apresentar as considerações finais. Maristela foi a primeira e aproveitou para destacar que é a opção de mudança, pois não teve a oportunidade de estar no poder como os seus oponentes. Stüpp prometeu um mandato melhor do que o anterior, enquanto Soratto reforçou a proximidade com deputados estaduais, federais, senador e com o governo estadual para buscar recursos.

 

 

 

 

Continue lendo
Topo