O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quarta-feira (16) que pretende lançar seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), como candidato ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao portal Poder360 e aponta para uma estratégia nacional da direita nas próximas eleições legislativas.
Segundo Bolsonaro, a escolha de Santa Catarina visa evitar a divisão de votos no Rio de Janeiro com aliados como os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Hélio Lopes, o “Hélio Negão” (PL-RJ). “Eu não coloco ele no Rio para que o Ramagem não perca votos, nem o Hélio Negão. E por onde ele iria? Santa Catarina”, afirmou.
Bolsonaro disse ainda contar com uma pesquisa interna que indicaria apoio de até 80% do eleitorado catarinense ao nome de Carlos, embora o levantamento não tenha sido divulgado. Para formalizar a candidatura, o vereador do Rio de Janeiro precisará transferir seu domicílio eleitoral para Santa Catarina até março de 2026.
O ex-presidente também reiterou o objetivo de ampliar a base conservadora no Senado. “Queremos um Senado forte, leal à Constituição. Com 44 dos 54 assentos em disputa alinhados à direita, poderemos ter quase 60 senadores. Eu, com metade do Senado, mando mais que o presidente da República”, declarou.
A possível candidatura de Carlos Bolsonaro por Santa Catarina já começa a movimentar o cenário político local, que terá apenas uma vaga ao Senado em disputa em 2026. Ainda não há manifestação oficial de lideranças estaduais do PL ou Republicanos sobre a proposta.