Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Candidatos de Navegantes falam de saneamento básico

Política
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Política

Candidatos de Navegantes falam de saneamento básico

O município enfrenta vários problemas ligados ao saneamento básico; a maior parte da água consumida vem de Itajaí e não há tratamento de esgoto

Publicidade

Saneamento básico é um problema que preocupa os gestores de Navegantes há longa data e esse também foi um dos sete temas abordados pelo SC Todo Dia e Rádio Cidade FM em sabatina com os candidatos à majoritária no município. Navegantes tem três candidatos que pleiteiam a prefeitura e 115 candidatos a vereador, e as propostas foram coletadas de sabatina realizada pela Rádio Cidade e Portal SC Todo Dia na última semana. 

Foram ouvidos o atual prefeito Libardoni (Liba) Fonza, do PSD, que disputa a reeleição, e o candidato Rogério Tomaz Correa, o Rogério da Equilíbrio, do PL. O candidato do PSB, Júnior Pereira, não participou da sabatina por incompatibilidade de agenda.

A pergunta respondida pelos candidatos a jornalista e coordenadora do Portal SCD Todo Dia Kelley Alves, foi relacionada ao fato de Navegantes precisar comprar água do Semasa, de Itajaí, que não é de boa qualidade, e também devido a falta de rede coletora e de tratamento de esgoto. Todo o esgoto sanitário de Navegantes, com cerca de 100 mil habitantes, é tratado em fossas domésticas, vai para a rede pluvial e acaba no mar.

Liba Fronza disse que no seu atual governo foi feita a primeira estação de tratamento de água em Navegantes (no bairro Pedreiras), que garante o abastecimento do bairro Gravatá, e também um reservatório na divisa de Meia Praia com o Gravatá. “A população esperava por mais de 30 anos que se tomasse alguma atitude nesse segmento e conseguimos mostrar que isso é possível”. 

O candidato disse que ainda há necessidade de mais avanços no tratamento e também no abastecimento de água em Navegantes, bem como na coleta e tratamento de esgoto. “Sabemos que o investimento do município não é o suficiente, devido ao seu crescimento. Então, a nossa proposta é fazer com que a concessão dos serviços faça parte do processo de saneamento básico dentro da cidade. Com esse processo de concessão poderemos contratar uma empresa que vai resolver os problemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, porque a Navegantes está em fase de crescimento e precisamos tratar o esgoto, até pela questão turística e pela economia que nossa orla da praia representa.”

Assista à sabatina com Liba Fronza na íntegra:

 

O candidato Rogério da Equilíbrio, do PL, diz que existem vários estudos feitos no município para resolver o problema da água em Navegantes e também do esgoto, mas nenhum executado. “Nós não temos no município nem um litro de esgoto tratado e minha proposta é iniciarmos esse processo. Começaremos com um ou dois bairros piloto para que iniciemos o tratamento ainda na nossa gestão, que é uma obrigação dos municípios”, garante o candidato. 

Já o caso da água, Rogério diz que é uma reclamação recorrente há muitos anos. “Também vamos resolver esse problema, principalmente no bairro Gravatá, que é onde a população mais reclama de falta de água, principalmente no verão, quando aumenta muito a demanda por conta do crescimento na atividade turística”, pontua. 

O candidato destaca que “custe o que custar, isso será uma bandeira e um desafio da nossa gestão, para realmente resolvermos o problema da água. Sabemos que temos fontes limpas de água no município e que só precisa de vontade para que possamos explorar tudo isso e não deixarmos o nosso povo com falta de água ou utilizando água de má qualidade.” 

Assista à sabatina com Rogério Tomaz Correa na íntegra:

 

Continue lendo
Topo