Política
Candidatos falam sobre escândalo de corrupção em Capivari de Baixo durante debate
Claudir Bitencourt (PL) e Márcia Roberg (Progressistas) puderam responder uma questão sobre transparência.
Por
Matheus Machado
Nesta terça-feira (20), os candidatos à prefeitura de Capivari de Baixo ficaram frente a frente no debate promovido pela Rádio Cidade em parceria com a rádio 102 FM. Uma das perguntas elaboradas pelo portal SCTodoDia abordou a questão da transparência no município.
A questão fez os participantes debaterem sobre o escândalo de corrupção que o município enfrentou, inclusive tendo o ex-prefeito Vicente Corrêa preso em decorrência da Operação Mensageiro. Veja o que disserem os candiatos escolhidos para responder sobre o como pretendem garantir uma maior transparência ao cidadão:
Claudir Bitencourt (PL)
Estamos trazendo para Capivari um novo modelo de gestão, que é a gestão participativa. A participação do cidadão e do empresário é fundamental neste projeto de trasnparência da gestão pública. Sabemos dessa situação desonrosa do nosso município e o compromisso que está em nosso plano de governo é levar todas as informações cabíveis. É um direito nosso, porque são recursos oriundos do cidadão e do empresário que serão administrados pela gestão pública.
Para fazer isso, estamos formando a Defesa Civil e dentro dela terão oito núcleos, todos os bairros e mais o Centro. Esses núcleos serão compostos por 30 pessoas voluntárias haverão reuniões mensais comigo. Nesta reunião, eu vou ser transparente com cada cidadão que estará representando o seu bairro e perguntando a eles quais as suas prioridades e necessidades, de acordo com o que tivermos de recursos do Governo Estadual, Federal ou do próprio município. É assim que vamos trabalhar, passando a informação 100% correta ao cidadão capivariense, acabando com essa corrupção. Além disso, o portal da transparência deve levar as informações corretas ao cidadão.
Márcia Roberg (Progressistas)
Eu primo pela transparência do meu trabalho. Assumi a prefeitura após as questões de corrupção e estou ilesa a tudo isso, tanto e que estou aqui ainda como prefeita atuando no município. Não tenho nada a esconder e divido toda a minha experiência que sempre tive no órgão público. Temos que respeitar a população e cumprir rigorosamente a legislação e criar mecanismos. As pessoas já tem acesso as ferramentes, mas precisa ser mais claro e detalhado. Que a gente crie condições das pessoas acompanharem melhor o nosso trabalho.
No bloco a candidata pode fazer um comentário sobre a resposta de Claudir Bitencourt e por isso, a fala foi menor. Acompanhe o debate na íntegra clicando aqui.