Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Cocal do Sul: possibilidade de Erik não poder ser vice nas eleições preocupa PL

Criciúma

Criciúma

Cocal do Sul: possibilidade de Erik não poder ser vice nas eleições preocupa PL

Situação está sendo avaliada pela equipe jurídica do partido; advogada especialista não vê impeditivo

Publicidade

O Partido Liberal (PL) está preocupado com a possibilidade de que Erik Zeferino (PL) não possa concorrer ao cargo de vice-prefeito nas eleições em Cocal do Sul. O atual prefeito interino da cidade assumiu depois que Fernando de Fáveri (MDB), titular do cargo, foi preso em operação da Polícia Civil.

A preocupação do PL tem relação com a legislação eleitoral. O partido teme que, por ter assumido o comando da Prefeitura há menos de seis meses para o pleito municipal, Erik não possa concorrer à majoritária na condição de vice.

A situação já é de conhecimento do PL de Santa Catarina, cuja equipe jurídica estaria empenhada em avaliar o caso a mando do próprio governador Jorginho Mello (PL). O presidente municipal do partido, Alisson da Silva, confirmou a possibilidade de Erik não concorrer às eleições em 2024.

“Como tem um imbróglio dele ter assumido [a Prefeitura] nos últimos seis meses, pode acontecer de que ele não possa ser vice do Fernando”, disse Alisson. “Se o Erik não puder ir, a gente vai montar uma pesquisa com os nossos três vereadores: Gilson Clemes, Evandro Cipriano e Chicão da Voluz. Quem desses três estiver melhor, vai ser vice”, completou.

Segundo advogada, Erik está apto a concorrer

De acordo com a advogada Gabriela Schelp, especialista em direito eleitoral, Erik não estaria impedido de concorrer às eleições de Cocal do Sul na condição de vice – mesmo hoje sendo prefeito da cidade. Isso se deve ao fato dele estar no cargo de maneira interina, e não definitiva.

“Ele, sendo vice-prefeito e tendo substituído o titular nos seis meses antes, consegue ir à vice-prefeito sim. Só não conseguiria ir à vice caso tivesse sucedido [Fernando, no cargo]. Não poderia nos casos em que o prefeito renuncia e ele sucede”, explicou.

PL diz estar fechado com Fernando para as eleições

Segundo Alisson, o PL está fechado com Fernando para as eleições de 2024. De Fáveri, preso em junho na Operação Fundraising e solto na semana passada após decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ainda tem interesse em concorrer à majoritária – como já externou a sua defesa jurídica.

A ideia é que, mais uma vez, Fernando seja candidato a prefeito e Erik esteja na condição de vice. Isso só não acontecerá, segundo Alisson, caso De Fáveri não queira o PL na chapa e Zeferino não possa concorrer.

“A gente vai junto. Só não vamos juntos com o prefeito Fernando se ele não quiser que o PL vá, mas estamos convictos que sim. Vamos com a dobra de chapa, Fernando e Érik”, declarou o presidente do PL em Cocal do Sul.

Continue lendo
Topo