Política
Comissão aprova projeto contra enchentes
A iniciativa tem como objetivo combater enchentes e alagamentos em Santa Catarina, utilizando áreas planejadas para conter o excesso de água
A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 312/2024, proposto pelo deputado Antídio Lunelli (MDB), que cria o programa Parque Linear Barriga Verde. A iniciativa tem como objetivo combater enchentes e alagamentos em Santa Catarina, utilizando áreas planejadas para conter o excesso de água em casos de chuvas intensas e inundações. O texto agora segue para análise da Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais.
Segundo o relator Volnei Weber (MDB), o programa prevê a implantação de parques alagáveis nas cidades catarinenses, capazes de reter a água das chuvas e dos rios em períodos de eventos climáticos extremos. A proposta se baseia no modelo de Jaraguá do Sul, onde o Parque Linear Via Verde, além de área de lazer em períodos secos, atua como reservatório de água quando há cheias do Rio Itapocu.
Durante a mesma reunião, os deputados também aprovaram a realização de duas audiências públicas. A primeira, solicitada pela deputada Paulinha (Podemos), visa debater melhorias no contrato de concessão da BR-101. A segunda, proposta por Junior Cardoso (PRD), tratará da necessidade de intervenções no acesso ao Mirante da Boa Vista, localizado na BR-282, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.