Comissão que investiga fraude em Forquilhinha conclui trabalhos

CEI da Câmara de Vereadores confirmou ilícitos em licitações e apresentou orientações ao município

Paulo Monteiro

Publicado em: 27 de agosto de 2024

3 min.
Comissão que investiga fraude em licitações em Forquilhinha conclui trabalhos

Comissão que investiga fraude em licitações em Forquilhinha conclui trabalhos

Foram finalizados os trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI), da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, que investiga fraude em licitações do executivo. O relatório de mais de 80 páginas produzido pelos membros do legislativo confirmou ilicitudes e apontou adequações a serem feitas pelo município.

A comissão foi montada como resultado da Operação Maktub, deflagrada no dia 27 de fevereiro pela Polícia Civil, com o objetivo de investigar irregularidades em concorrências públicas – em especial, na cobertura de um ginásio de Forquilhinha. Na época, foram presos um empresário, uma funcionária deste e um servidor do município. Membros da pasta de licitações também foram afastados.

“Teve uma atitude ilícita, tanto na conduta do empresário quanto da colaboradora dela e de um servidor do município. Entendemos que os demais servidores do município, é prudente aguardar os desdobramentos do Ministério Público de Santa Catarina e da Polícia Civil para que possamos ver a responsabilidade de cada um”, declarou Marcos Macedo, presidente da Comissão.

A Comissão irá encaminhar o relatório para o Ministério Público, Polícia Civil e, também, para o Executivo. Ao município, será enviada uma orientação para que todos os servidores da pasta de licitações estejam presentes no momento de aberturas de envelopes em editais. Marcos acredita que essa não é uma prática do Governo de Forquilhinha e que teria dado margem para a ilicitude.



× SCTODODIA Rádios