Política
Conheça o mais jovem vereador eleito na Amurel em 2024
João Vitor (MDB), de 19 anos, vai legislar em Armazém
Por
Matheus Machado
Com 240 votos recebidos, João Vitor (MDB) de 19 anos, foi o vereador eleito mais jovem da história do município de Armazém. Além disso, ele foi o político mais novo eleito na região da Amurel durante as eleições municipais de 2024. Nesta segunda-feira (4), ele conversou de forma exclusiva com a reportagem do SCTodoDia e deu detalhes sobre sua expectativa, campanha e futuros projetos para o município.
“Vejo que a política é algo muito importante. Armazém é uma cidade pequena e um tanto conservadora, e por mais que eu me encaixe nesse conservadorismo, sempre tivemos ausência de políticas para os jovens. Vejo que política precisa de renovação e mudança e foi por isso que eu entrei”, destacou o vereador sobre o motivo de encarar a campanha e se candidatar.
Sobre as ideias e projetos para a próxima legislatura, João destacou que a melhora da educação municipal será um objetivo: “Temos que fazer isso melhorando a infraestrutura das escolas e a aprendizagem. Talvez para isso temos que ter cursos para os professores. Temos que ver porque uma escola tem uma nota alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outra nem tanto. Porque em uma da certo, e em outra não. Precisamos de um projeto voltado para isso”. Ele também tem como objetivo conseguir uma sede para o CTG Cidade Amiga, já que as tradições sulistas são predominantes na cidade.
“Eu vejo que terei muito aprendizado. Vejo que ter um jovem dentro da Câmara será muito bom para Armazém. Sempre os nove vereadores davam atenção para suas determinadas áreas. Agora tem um para olhar para os jovens. A cidade tem um grupo de jovens muito forte na igreja, tem acampamentos de jovens, temos uma grande escola no Centro que necessita de alguns cuidados. Será positivo para a cidade”, disse João sobre sua expectativa para os próximos quatro anos.
Ele também destacou que pretende aprovar todos os projetos que julgar positivos para o município e inclusive contribuir com eles, desde os da bandeira jovem até as pessoas da terceira idade. João contou que sempre esteve muito envolvido com questões da cidade, como festas tradicionais, acampamentos e trabalhos sociais. “Surgiu a ideia da política. Lancei a ideia para a família, que no começo não quis. Mas fomos conversando, viram que seria interessante ter um jovem e assim foi. Todos os trabalhos sociais que faço nunca foram pensando em política, sempre foi para ajudar a comunidade. A política surgiu naturalmente. As pessoas me conheciam pelos trabalhos, por ter sido presidente do Grêmio Estudantil da escola, por ser do grupo de jovens, por ajudar no salão paroquial e me candidatei para estar junto da população”, acrescentou o novo vereador.