Política
Creche em SC separa crianças por cor, diz vereador
Unidade estaria separando crianças negras e brancas em salas distintas
O vereador Teodoro Marcelo Adão (MDB), de São João Batista, denunciou um possível caso de racismo no Núcleo Infantil Cebolinha. Segundo ele, a unidade estaria separando crianças negras e brancas em salas distintas. Cada uma das salas contava com aproximadamente 12 crianças.
Na última semana, alguns pais procuraram o vereador para relatar a situação e solicitar que ele visitasse a escola. Inicialmente, ele esperava encontrar problemas estruturais, mas, ao chegar ao local, percebeu que os alunos estavam organizados em duas salas separadas conforme a cor da pele.
“Na sala com os alunos pretos, tinha apenas uma criança branca. A professora falou para mim que quando chegou já estava desse jeito e não podia fazer nada. A outra professora viu e falou que não queria comentar para não dar desgaste”,disse o vereador em uma fala durante a sessão da Câmara.
A Secretaria de Educação do município se manifestou a respeito do caso, confira abaixo:
“A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, após apuração, vem esclarecer que as acusações sobre a separação de turmas por cor da pele no Núcleo Infantil Cebolinha são falsas e não têm fundamento.
A distribuição das turmas foi feita de forma aleatória, sem qualquer tipo de discriminação. A Secretaria repudia qualquer forma de preconceito e assegura que todas as crianças são tratadas com respeito e igualdade, independente de cor, origem ou classe social.
Infelizmente, algumas destas acusações estão sendo usadas de maneira política para tentar prejudicar o trabalho sério que vem sendo realizado desde o início deste ano. A gestão reafirma seu compromisso com a igualdade, a inclusão e a qualidade da educação para todos, colocando-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida.”