Política
Cresce número de candidatos negros e pardos em SC
Cresce o número de candidatos negros e pardos em Santa Catarina; o número é o maior das três últimas eleições
Santa Catarina tem neste pleito o maior número de candidatos a prefeito que se autodeclararam pretos ou pardos nas três últimas eleições, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo são 40 candidatos no estado e o número equivale a fatia de 4,79% das 835 candidaturas registradas. Na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), cinco candidatos se autodeclararam pardos – em Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves e Camboriú – e um se autodeclarou preto, em Porto Belo.
Em relação ao grau de instrução, entre os pardos, a maioria, 20 candidatos (55,56%) declarou ter o ensino superior completo. Entre os negros, são três com superior completo, o que equivale a 75% das candidaturas. Já quando o assunto é a ocupação dos candidatos, são oito empresários entre os autodeclarados pardos, quatro são administradores e quatro são agricultores. Já entre os candidatos negros, há uma advogada, um analista de sistemas, um vendedor e um vereador.
Já entre o eleitorado catarinense, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,07% da população catarinense (cerca de 309 mil pessoas) se autodeclara preta, e 19,22% (1,4 milhão de pessoas) é parda. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas define a população negra. Sendo assim, a proporção da população negra no estado chega a 23,29%, somando mais de 1,7 milhão de pessoas.
Já entre os eleitores, segundo o TSE, 2,72% se autodeclararam negros no cadastro da Justiça Eleitoral. São 123 mil eleitores pardos e 30 mil pretos. A maioria da população apta a votar (90,26%, ou mais de 5 milhões de pessoas), no entanto, não informaram cor ou raça.
No Brasil negros são a maioria
A Justiça Eleitoral registrou 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que supera o número de candidatos brancos, que este ano são 215.763. Os dados somam postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro.
Antes, a única eleição na qual as candidaturas de negros haviam superado as de brancos foi nas eleições gerais de 2022, quando o número de candidatos negros representou 50,2% do total. Nas eleições municipais de 2020, essa taxa havia ficado em 46,4%.
Os números foram divulgados pelo TSE nesta semana, após a consolidação dos dados referentes ao número de pedidos de registro de candidatura, que em 2024 totalizaram 456.310. Dessas candidaturas, 155 mil são de mulheres, 33,96% do total.