Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Criciúma: PDT alega fraude em nominata do Republicanos na Câmara

Política
Criciúma PDT alega fraude em nominata do Republicanos na Câmara
Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Criciúma

Política

Criciúma: PDT alega fraude em nominata do Republicanos na Câmara

Ação pode tirar a vaga de Aldinei Potelecki; a depender do quociente eleitoral, Tati Rodrigues entra

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral alegando fraude na nominata de candidatos a vereadores do Republicanos nas eleições deste ano em Criciúma. A iniciativa pode fazer com que Tati Rodrigues (PDT) pegue a vaga de Aldinei Potelecki (Republicanos) no legislativo criciumense, a depender de como ficará o quociente eleitoral caso os votos do 10 sejam zerados.

A iniciativa partiu da própria Tati. “Ela requereu que haja a discussão e veja legalidade da questão da nominata de candidatos do partido Republicanos. O nosso partido entende que há uma fraude com relação às candidaturas de mulheres, pela falta de participação efetiva política na campanha”, declarou o presidente do PDT em Santa Catarina, deputado estadual Rodrigo Minotto.

Para justificar a denúncia apresentada na ação de investigação, o partido cita o desempenho de candidatas mulheres do Republicanos que acabaram ficando na suplência do partido na Câmara. No entendimento do PDT, houve uma espécie de “candidatura laranja” entre mulheres do Republicanos -as quais só teriam colocado o nome para preencher a cota de gênero.

“A Justiça Eleitoral irá averiguar se há ou não procedência acerca do que foi relatado ou comprovado. Vai ser dado direito para que a parte requerida, contrária [Republicanos], se defenda sobre aquilo que foi apresentado”, explicou Minotto.

O vereador eleito Aldinei Potelecki relatou à reportagem do SC Todo Dia que não foi informado sobre a situação e que, portanto, ainda não pode se manifestar sobre o assunto. Foi tentado contato com o presidente municipal do Republicanos, Jefferson Monteiro, mas até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação do partido.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo