A deputada federal Julia Zanatta apresentou uma denúncia e um requerimento de informações junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. O motivo seria uma declaração onde o mesmo alega que “questões ideológicas” teriam barrado uma licitação entre os governos brasileiro e de Israel para a aquisição de blindados.
“Decisões de Estado não podem ser reféns de ideologias ou preferências pessoais. O Brasil precisa honrar seus compromissos e manter a integridade dos processos licitatórios, sobretudo em temas tão sensíveis como a segurança nacional”, justifica a deputada.
De acordo com a colunista Karina Manarin, entre os pontos destacados no documento, a deputada quer saber quais são os grupos políticos que se opõem à aprovação da licitação e se a decisão envolve outros fatores além dos ideológicos, como econômicos ou estratégicos.
A deputada formalizou a denúncia à PGR, alegando que a atitude do ministro pode configurar discriminação contra empresas israelenses e um ato de antissemitismo.