Criciúma
“Deputado tem que ser do Sul, não de uma única cidade”
Jorge Koch é o nome escolhido para suceder Volnei Weber e afirma que brigará por demandas de todo Sul

Por
Matheus Machado

Depois de receber apoio do MDB para ser o sucessor de Volnei Weber como deputado estadual, o ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch, conversou de forma exclusiva com o portal SCTodoDia sobre a sua pré-candidatura confirmada oficialmente.
Ele destacou sobre as conversas que teve nos últimos meses e que culminaram na decisão. “Nas conversas que tive com o Volnei um tempo atrás, ele me disse que não pretendia ser o candidato da região e me perguntou se eu não poderia visitá-lo, fazer uma caminhada e visitar alguns amigos. Aceitei o desafio e visitamos 65 municípios e na última semana, com mais de mil lideranças do Sul, o deputado realmente desistiu da candidatura e indicou meu nome”, conta Koch.
O pré-candidato destaca que sua trajetória como delegado de polícia por 27 anos em Criciúma, prefeito de Orleans por dois mandatos e período à frente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), contribuíram para a procura de Volnei Weber. “Ele me procurou, conversamos e estamos caminhando juntos. Aqui em Tubarão temos inúmeros amigos e podemos fazer uma grande votação na região. O Volnei fez 40 mil votos na primeira eleição e 46 mil na segunda. Queremos deixar essa marca para deixar o gabinete 112 aberto para toda a região Sul”, afirma o político.
Deputado sulino
Jorge Koch foi perguntado sobre o planejamento para o Sul de Santa Catarina, mais especificamente sobre a Amurel, uma vez que com a saída de Volnei Weber ao fim do mandato, novamente a região perderia um deputado para representá-la. “O deputado Volnei segue levando as demandas do Sul por dois anos. A Alesc tem uma bancada com sete parlamentares que defendem os interesses do Sul. Não podemos ser mesquinhos a ponto de ‘eu defendo minha cidade’. Não! Os deputados defendem o Sul”, afirmou o ex-prefeito.
A respeito de Tubarão, que viu Estêner Soratto sair da Alesc após se eleger prefeito na Cidade Azul, Koch disse a cidade tem diversas demandas e que a maneira para tentar resolve-las é através do diálogo entre os dois. “É preciso entender o que é necessário e as prioridades. Sentar com os prefeitos e com os vereadores de toda a Amurel e entender”, ressaltou.
Jorge também destacou algumas iniciativas que partiram do deputado Volnei Weber e que pretende dar continuidade caso eleito. “Eu não posso vir de Gravatal e Braço do Norte para Tubarão sem tentar a duplicação dessa rodovia da Serra do Corvo Branco que hoje está infernal. Estamos fazendo a duplicação entre Urussanga e Criciúma, precisamos disso. O Volnei também é um defensor da reformulação da APA da Baleia Franca que é um problema que afeta moradores de todo litoral. Existem muitas demandas. Como eu fui delegado e entendo de segurança, é uma área que vou transitar bem e Tubarão precisa de mais segurança. Quando estive prefeito, soube que o maior problema nosso é a saúde, precisamos lutar por mais recursos. E uma outra etapa é a infraestrutura, pois nossas estradas estão lamentáveis”, conclui.
Koch confirma que pretende voltar o olhar para todas essas demandas tanto na Amurel, Amesc e Amrec, pois de acordo com ele, o “deputado deve ser sulino e não de uma cidade própria.