Foto: Reprodução
Política
Deputados catarinenses celebram a nova federação
Parlamentares do estado foram até Brasília para participar da formalização da União Progressista
Publicado em
Parlamentares do estado foram até Brasília para participar da formalização da União Progressista
Por
Matheus Machado
Os deputados estaduais progressistas de Santa Catarina avaliam positivamente a formação da federação partidária formada pelo Progressistas e pelo União Brasil. Altair Silva, Pepê Collaço e um representante de Zé Milton foram a Brasília participar junto a outros líderes da formalização da Federação União Progressista, que promete fortalecer o grupo na disputa eleitoral do próximo ano.
“A avaliação é positiva. Estrategicamente, torna-se um dos partidos mais fortes do estado em número de prefeitos. É uma super agremiação com 109 deputados federais. Isso nunca existiu desde a Constituinte de 1988”, avalia o deputado Pepê.
A bancada formada pela nova federação será a mais expressiva da Câmara. Além dos 109 deputados, é a segunda maior no Senado, com 14 senadores. O grupo reunirá 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federações permite que os partidos atuem de forma unificada em todo o país. As federações devem permanecer no mesmo bloco por pelo menos quatro anos.
Pela negociação, os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira, vão dividir a liderança da federação entre os dois partidos até dezembro deste ano. Em janeiro de 2026, um novo presidente deve ser escolhido.