Política
Deputados discutem impacto de tarifa dos EUA
Na sessão desta terça-feira (12) da Alesc, deputados discutiram a aplicação de tarifas de 50% pelos Estados Unidos
Na sessão desta terça-feira (12) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputados discutiram a aplicação de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. O tema gerou preocupação, especialmente pelo potencial impacto na economia catarinense.
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou os riscos para a indústria de municípios como Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, que podem sofrer com a queda na competitividade. Ele defendeu que o governo federal coloque de lado disputas políticas e ideológicas para encontrar uma saída.
“Já temos relatos de cancelamento de pedidos, férias coletivas e paralisação de linhas de produção”, disse. “É menos arrecadação para os municípios, menos dinheiro no comércio e pior: perda de empregos para pais e mães de família.”
Já o deputado Sargento Lima (PL) responsabilizou diretamente o governo federal pelo aumento das tarifas, alegando que o país mantém relações comerciais com nações acusadas de crimes graves, como terrorismo e tráfico de crianças, o que teria influenciado a decisão norte-americana.
“Estamos pagando pelas ações do nosso governo federal”, disse. “Nos ajuntamos com a escória do mundo. E assim o Brasil será tratado, como a escória do mundo.”