Eduardo Leite é vaiado em evento com Lula e cobra respeito institucional

O governador reforçou que o local e o momento não eram apropriados para manifestações políticas de cunho partidário.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 21 de janeiro de 2026

4 min.
Eduardo Leite é vaiado em evento com Lula e cobra respeito institucional. Foto: Divulgação/Secom RS

Eduardo Leite é vaiado em evento com Lula e cobra respeito institucional. Foto: Divulgação/Secom RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), foi vaiado ao iniciar seu discurso durante uma cerimônia do governo federal para a assinatura de um contrato da Petrobras voltado à construção de navios. O episódio ocorreu em um evento institucional que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diante das vaias, Eduardo Leite interrompeu a fala e reagiu publicamente, questionando o comportamento do público e pedindo respeito ao caráter institucional da agenda. O governador fez referência a um slogan utilizado pelo atual governo federal ao afirmar: “Este é o amor que venceu o medo? Não, né. Então vamos respeitar, por favor”.

Segundo Leite, sua presença no evento se deu em cumprimento ao dever institucional do cargo que ocupa, representando a população gaúcha. Ele destacou que respeita o presidente da República e que ambos foram eleitos pelo voto popular.

Crítica à polarização política

Em seu discurso, o governador também avaliou que a reação da militância petista é reflexo do acirramento da polarização política no país. Para sustentar o argumento, ele relembrou o resultado apertado da última eleição presidencial.

Leite ressaltou que o presidente Lula foi eleito com 50,8% dos votos, enquanto 49% da população optou por outro candidato. Para o governador, esse cenário exige mais diálogo e respeito às diferenças políticas.

“Se vocês desejam união e reconstrução, não simplesmente hostilizem quem pensa diferente. Isso não leva a lugar nenhum”, afirmou.

Defesa do ambiente institucional

O governador reforçou que o local e o momento não eram apropriados para manifestações políticas de cunho partidário. Segundo ele, atitudes como as registradas no evento contribuem para ampliar sentimentos negativos em parte da população.

“A efetiva união que a gente quer para o nosso País envolve respeito às funções, às pessoas e aos ambientes. Aqui é um ambiente institucional, é o presidente da República. Não é um comício eleitoral”, declarou.

Evento da Petrobras

A cerimônia marcou a assinatura da contratação de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, dentro do Programa Mar Aberto. O plano prevê a renovação e a expansão da frota do Sistema Petrobras, com foco no fortalecimento da indústria naval e da logística de transporte.

O evento reuniu autoridades federais, estaduais e representantes do setor, em uma agenda considerada estratégica para o governo federal.


FIQUE BEM INFORMADO

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios