Criciúma
Empregos: candidatos a prefeito focam na qualificação da mão de obra
Cursos técnicos e ensino integral são algumas das propostas dos concorrentes ao cargo no Executivo municipal
No debate entre candidatos a prefeito de Criciúma, realizado nesta quinta-feira (8), pela Rádio Cidade em Dia, na Acic, o tema “empregos” também foi elencado. E com uma região com pleno emprego como sendo um consenso entre os candidatos, eles focaram mais no discurso da qualificação profissional.
Ao ser questionado sobre qual o melhor caminho para atrair empresas e gerar empregos, Arlindo Rocha (PT) respondeu que o problema atual é de qualificação de mão de obra e de valorização dos salários. “Melhoria das condições de salários. O poder público pode fazer não diretamente, mas indiretamente cumprindo sua obrigação, melhorando a saúde, segurança, ainda mais a infraestrutura, meio ambiente e é isso que nós vamos fazer porque nós conhecemos como trabalhar com o serviço público. Precisamos eliminar esse modelo político de governar sempre para a próxima gestão e fazer um governo técnico com credibilidade, que trará mais empresas e melhores salários, melhorando a situação dos nossos trabalhadores”, diz Rocha.
Jorge Godinho (Solidariedade) diz que o município precisa reformar a educação, com colégio integral e cursos técnicos para que essa juventude tenha uma realidade sobre o que o comércio e a indústria precisam. “Precisamos qualificar esse profissional e o próximo passo é trazer habitação popular para esses pessoal, porque muitas pessoas vem para cá e não conseguem trabalhar porque não tem uma moradia. E o nosso governo terá um olhar especial para essa questão”, destaca Godinho.