Política
Florianópolis aposta em IA para mais segurança
Foco principal da reunião da Comissão foi o uso de tecnologias avançadas e inteligência artificial para tornar as ações de segurança
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara Municipal de Florianópolis realizou, nesta quinta-feira (10), uma reunião ampliada para debater formas de modernizar a segurança pública da capital. O foco principal foi o uso de tecnologias avançadas e inteligência artificial para tornar as ações de segurança mais eficazes e preventivas.
Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, da Secretaria Municipal e Estadual de Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, além de instituições ligadas à tecnologia como a ACATE, SAPIENS Parque e Fundação CERTI. Especialistas e demais interessados também estiveram presentes na discussão.
Entre as propostas debatidas estiveram o reforço do videomonitoramento inteligente com análises em tempo real, reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, uso de inteligência artificial para prever ocorrências e drones para monitoramento de áreas remotas. Outro ponto importante foi a criação de plataformas integradas para facilitar o compartilhamento de dados entre os diferentes órgãos de segurança.
Florianópolis, que já é referência nacional em inovação e segurança, quer avançar ainda mais nesse cenário. A vice-prefeita e secretária municipal de segurança, Maryanne Mattos, ressaltou os bons resultados da integração tecnológica durante o Carnaval e reforçou que a meta agora é aproximar ainda mais a população dessas inovações e ampliar a colaboração entre os setores envolvidos na proteção da cidade.