Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Florianópolis cria regras para patrocínios em projetos públicos

Política
202412171947141734475634f70090
Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Florianópolis

Política

Florianópolis cria regras para patrocínios em projetos públicos

Com esse objetivo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis, nesta segunda-feira (16), de autoria do Executivo, que estabelece diretrizes para a captação e concessão de patrocínios pela Prefeitura

Florianópolis tem se destacado como uma referência nacional e internacional na realização de eventos, consolidando-se como um importante polo de atividades culturais, esportivas e empresariais. Promovidos pelo Executivo local, esses eventos atraem empresas, pessoas físicas e jurídicas interessadas em divulgar suas marcas e áreas de atuação, contribuindo para a promoção institucional da cidade e estimulando o turismo e a economia local.

Com esse objetivo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis, nesta segunda-feira (16), o Projeto de Lei 19255/2024, de autoria do Executivo, que estabelece diretrizes para a captação e concessão de patrocínios pela Prefeitura. O texto prevê que o Executivo poderá firmar parcerias com empresas para projetos e ações que tenham relevância pública. A medida não restringe patrocínios a setores específicos, permitindo a inclusão de diversas iniciativas formalizadas em contratos.

Os patrocinadores terão o direito de divulgar suas marcas associadas aos projetos patrocinados, incluindo benefícios como cotas de ingressos, credenciais e permissões para ações institucionais. Poderão também usar nomes, símbolos e slogans vinculados ao objeto do patrocínio, desde que respeitem os termos contratuais. A proposta incentiva ainda o desenvolvimento de iniciativas sociais e ambientais relacionadas às ações patrocinadas.

Entretanto, o projeto exclui do escopo de patrocínio iniciativas organizadas por servidores públicos, entidades religiosas ou político-partidárias, bem como ações que agridam o meio ambiente ou violem normas municipais. Além disso, não serão permitidos patrocínios ligados a empresas dirigidas por agentes políticos locais ou seus parentes. A publicidade gerada pelos patrocínios deverá ser educativa e informativa, sem promover autoridades ou agentes públicos.

Para se tornar patrocinador, é necessário detalhar o objeto do patrocínio, comprovar credibilidade, capacidade de gestão, viabilidade financeira e demonstrar os benefícios do projeto para o desenvolvimento da cidade, incluindo os resultados esperados e o interesse público, acompanhado da documentação exigida pelo Município. Além disso, é preciso apresentar uma declaração confirmando a veracidade das informações fornecidas. Os pedidos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por cinco agentes públicos, sendo pelo menos dois servidores efetivos indicados pelo Chefe do Executivo Municipal.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo