Política
Futuro presidente da Câmara de Tubarão fala sobre a construção da nova casa do Legislativo
Nilton de Campos vai para o seu quinto mandato na cidade
Por
Matheus Machado
O vereador Nilton de Campos (PL), que foi reeleito pela quarta vez em Tubarão, recebeu em 2024 o total de 1.295 votos. Nesta sexta-feira (13), ele concedeu uma entrevista exclusiva ao portal SCTodoDia onde falou sobre a escolha para ser o próximo presidente do Legislativo .
“Só tenho a agradecer minha família e amigos, pessoal que estava junto comigo. Eleição de vereador é bem complicada e eu estou indo para o meu quinto mandato. Foi muito bom, tivemos votos em toda cidade. Pessoal acreditou e quando se tem uma reeleição é porque o seu trabalho foi aprovado. A cada eleição a gente vai como se fosse a primeira vez e temos que se dedicar ao máximo”, falou Nilton.
O vereador também falou sobre a possibilidade de assumir alguma secretaria municipal. “Conversei com o prefeito eleito Soratto que seria mais importante neste primeiro momento ficar na Câmara. Até porque teremos muita gente nova na próxima legislatura. Também no primeiro ano teremos a reforma administrativa e uma série de outras coisas, talvez seria mais interessante não assumir uma secretaria”, explicou.
Além disso, existe o objetivo de tirar a nova sede do Legislativo do papel. Já existe um terreno nas proximidades da Arena Multiuso para isso, porém as obras nunca iniciaram. “Não tem como ter uma cidade do porte de Tubarão e ter uma sede nas condições que temos atualmente. A nova sede não será apenas para os vereadores, mas a casa do povo. A população poderá usar o auditório, salas de reunião. Montamos um projeto para que vários eventos possam acontecer ali, como reuniões dos Conselhos Municipais e Tribunais do Júri. Teremos um espaço público para essas demandas”, finalizou.
Sobre o primeiro ano como presidente, Nilton ainda afirma que precisa verificar algumas situações. “Tem algumas ideias para implementar. Em 2021 eu já fui presidente e conseguimos modernizar algumas questões, informatizamos e tiramos o papel de alguns processos. Implantamos a Procuradoria da Mulher, resgatamos a Escola do Legislativo, tem muita coisa que pode ser feita. Temos que cada vez mais valorizar o Legislativo”. ressaltou.
Em um acordo feito entre os políticos, Nilton de Campos será o primeiro presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2025/2026. O acordo prevê a sua renúncia ao fim do primeiro ano para que assuma o primeiro vice, Everson Martins (PSD). No segundo biênio a ordem será inversa: Rafael Tchê (PSD) será eleito presidente e, no meio do biênio 2027/2028, renunciará para que Felippe Tessmann (PL) assuma o comando dos trabalhos.