Política
Governador Jorginho Mello avalia danos das chuvas em SC
O governador Jorginho Mello se reuniu com membros do governo estadual para discutir as fortes chuvas
Por
Vitor Wolff
Na manhã desta sexta-feira (17), o governador Jorginho Mello se reuniu com membros do governo estadual para discutir as fortes chuvas que afetaram principalmente a Grande Florianópolis, o Médio e Baixo Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e o Litoral Norte.
“É preocupante pra todos nós, porque a chuva vai continuar e a gente pede às pessoas que não relaxem em absolutamente nada porque vai chover hoje, sábado vai ter chuva com vento. Todos os alertas vão continuar pelo sistema novo que adotamos e chega aos telefones celulares de todos. Estamos dando atendimento com toda preocupação, com todo zelo às pessoas. São cerca de mil pessoas desalojadas e desabrigadas em onze cidades. Não está faltando absolutamente nada, estamos fazendo todo o trabalho humanitário através da nossa assistência social”, disse o governador Jorginho Mello.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, onde o governador recebeu um relatório sobre as ocorrências relacionadas a segurança, infraestrutura, Casan, Celesc, Assistência Social e Saúde. Ao final, ele concedeu uma coletiva à imprensa.
“Todos os governadores me ligaram se colocando à disposição, sempre foi essa a relação que a gente tem de forma muito respeitosa. E eu disse que se a gente precisar a gente pede. Mas a gente tem condições plenas de socorrer, de cumprir todas a nossas responsabilidades sem pedir ajuda. Então a gente agradeceu. O governo federal ligou para o secretario Fabiano se colocando à disposição também e a gente disse a mesma coisa: se for preciso a gente pede ajuda. Está tudo sob controle, não tem dificuldade nenhuma de apoio entre os segmentos e esferas de poder”, esclareceu o governador.
Desde o dia 16 de janeiro, Santa Catarina tem contado com apoio de estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além de ter recebido contato da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Mesmo com as ofertas de ajuda, o governador expressou gratidão e afirmou que o estado está bem preparado para lidar com a crise sem a necessidade de apoio externo.