Itajaí
Inicia a transição de governo em Itajaí
Equipes do atual prefeito e do prefeito eleito se reuniram ontem para a primeira ação oficial entre os membros da Equipe de Transição Administrativa
As equipes de transição de governo realizaram o primeiro encontro na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito de Itajaí na quinta-feira (31). Coordenaram os trabalhos o procurador geral do Município, Gaspar Laus, e o prefeito eleito, Robison Coelho. A reunião foi a primeira ação oficial entre os membros da Equipe de Transição Administrativa escolhidos pelo atual prefeito, Volnei Morastoni, e os representantes do prefeito eleito.
Os principais assuntos foram os trâmites oficiais de apresentação de relatórios e documentos, a definição de um espaço de trabalho na prefeitura para a equipe de transição e a escolha e formalização dos nomes técnicos que auxiliarão os membros nomeados em decreto. Os trabalhos devem seguir durante as próximas semanas e, segundo o procurador geral, a expectativa é que o atual governo conclua os trabalhos até 18 de dezembro.
“Nós estamos aqui à disposição para garantir a legalidade e a transparência nesse processo. É desejo do prefeito Volnei e de seu governo que façamos o melhor para Itajaí e para os munícipes”, afirmou Gaspar Laus.
“A transição é fundamental e essencial para que os serviços públicos não tenham paralisação a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Hoje nós estamos cumprindo uma legislação que coloca que dia 1º de novembro é o dia oficial para iniciar os trabalhos de transição, mas de certa forma o trabalho já iniciou com nossa equipe”, avaliou o prefeito eleito Robison Coelho. “Nas secretarias, muitos dos secretários já estão nos atendendo, enviando as informações necessárias. Os trabalhos estão acontecendo, temos que elogiar o trabalho já iniciado”, finalizou Coelho.
O vice-prefeito, Marcelo Sodré, e o secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni, acompanharam a reunião e reforçaram o compromisso com a transição de governo. “Esse é um momento muito importante e complexo para um governo eleito. Exige cuidado e atenção”, avaliou Sodré.
Os nomes da transição administrativa
A Equipe de Transição Administrativa foi nomeada pelo decreto nº 13.404, de 23 de outubro de 2024 e é composta por 12 pessoas. Os nomes do atual prefeito são: representante da Procuradoria Geral do Município, Gaspar Laus; representante da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Wilson Nelson Duarte; representante da Secretaria Municipal de Governo, Mario Sérgio Teixeira; representante da Secretaria Municipal da Fazenda, Daniel Cecílio Neves; representante da Secretaria Municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso e Emerson Roberto Duarte, representantes da Secretaria Municipal de Saúde.
Os nomes do prefeito eleito para a gestão 2025/2028 são: André Abreu Bindé; Celso Hugo Praun Filho; Dolor Danúbio da Silva; Eduardo Bohora Filho; Mark Anderson Caldeira; e Pollyana Bortholazzi Gouvea. Além desses nomes, outras pessoas comporão as equipes. A ideia é que cada secretaria, autarquia e fundação tenha pessoas acompanhando o andamento dos trabalhos.
As atividades englobam a análise dos documentos, contratos e receitas do Município. A transição tem por objetivo garantir a continuidade e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Conforme o decreto, os trabalhos serão acompanhados pela Controladoria-Geral do Município.