O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. A sessão, iniciada às 9h, encerra a fase de sustentação oral das defesas, que compõem o chamado núcleo 1 da suposta trama golpista.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o grupo de integrar uma organização criminosa que atuou para romper a ordem democrática após a derrota eleitoral de 2022. Segundo o Ministério Público, Bolsonaro seria o principal articulador e beneficiário do plano para se manter no poder.
Os réus incluem militares de alta patente e ex-ministros, como Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), e Walter Braga Netto, ex-candidato a vice. A acusação foi apresentada pelo procurador-geral Paulo Gonet, que defende a responsabilização penal sem necessidade de assinatura formal em documentos conspiratórios.
O julgamento deve se estender até o dia 12 de setembro, com sessões agendadas também para os dias 9 e 10. A defesa dos acusados tem uma hora para cada sustentação oral.