Itajaí
Itajaí terá o prefeito mais jovem dos últimos 31 anos
As famílias Bellini e Morastoni também saem do comando depois de 28 anos
Independentemente de quem venha a ganhar o pleito em Itajaí neste ano, o município terá o prefeito mais jovem dos últimos 31 anos, quando o prefeito Arnaldo Schmitt Júnior assumiu seu segundo mandato em 1 de janeiro de 1993, aos 51 anos, pelo então PMDB. Arnaldo sucedeu João Omar Macagnan, também do PMDB), que assumiu o cargo em janeiro de 1989, aos 46 anos, exatamente a mesma idade do candidato Robison Coelho (PL), que disputa a eleição com Carlos Chiodini (MDB) aos 42 anos; Fabiano Silva (DC), 59 anos; e Osmar TEixeira (PSD), com 27 anos.
Outro fato novo nesse peito é que as famílias Bellini e Morastoni saem do poder, depois de 27 anos. Jandir Bellini (PP) assumiu a prefeitura de Itajaí em 1997 e foi reeleito quatro anos depois, teve como sucessor Volnei Morastoni (PT) de 2005 a 2008, retornou em 2009 e ficou por mais dois mandatos, vindo a entregar o cargo novamente para Morastoni (MDB), que comanda Itajaí de 2027 até hoje.
Tanto Jandir Bellini, quanto Volnei Morastoni, tentaram colocar familiares na política para manter os nomes na política local, porém, sem sucesso. Bellini tentou emplacar a irmã Susi Bellini, que foi eleita vereadora, mas não conseguiu eleger-se deputada estadual, assim como Morastoni com o filho Thiago, teve mais de um mandato como vereador, mas não conseguiu emplacar uma cadeira na Alesc.