Política
João Omar Macagnan morre em Itajaí, aos 81 anos
Macagnan foi um dos políticos mais conhecidos de Itajaí
Morreu na noite de ontem (10), o ex-prefeito de Itajaí João Omar Macagnan, aos 81 anos. Ele já estava com a saúde debilitada nos últimos anos e sua morte foi causada por uma pneumonia. O corpo do ex-político catarinense está sendo velado desde às 9h desta segunda-feira (11) na Câmara de Vereadores de Itajaí e o sepultamento está previsto para às 17h de hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda.
João Macagnan teve uma longa trajetória na política catarinense, iniciando como fundador do MDB na cidade de Água Doce, onde foi vereador pela sigla, elegendo-se posteriormente deputado estadual e prefeito de Itajaí pelo partido. Macagnan também foi eleito vice-prefeito de Itajaí na primeira gestão de Jandir Bellini (PP), já pelo Partido da Frente Liberal (PFL) voltou a ocupar uma cadeira da Assembleia Legislativa e também ocupou importantes cargos públicos, como diretor da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina SA (Badesc), secretário municipal e estadual e superintendente do Porto de Itajaí.
Embora tenha nascido no Meio Oeste de SC, Macagnan sempre considerou Itajaí sua cidade do coração.
“Macagnan faz parte da história política de Santa Catarina. Batalhou muito pelo desenvolvimento de Itajaí, foi um grande líder e deixa o exemplo de luta e compromisso com a comunidade. Estimo meus sinceros sentimentos aos familiares neste momento de dor”, publicou o deputado federal Carlos Chiodini (MDB). O partido também publicou uma nota de pesar nas suas redes sociais.
Já o prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), disse ter recebido com pesar a notícia do falecimento de João Macagnan. “Itajaí perde um líder que dedicou grande parte de sua vida ao bem-estar e ao desenvolvimento da nossa cidade e região. Sua trajetória pública, marcada pelo compromisso com a comunidade, deixa um legado que será sempre lembrado com respeito e gratidão.”