Jorginho Mello anuncia Adriano Silva como pré-candidato a vice-governador

Segundo o governador, a escolha se baseia na experiência e nos resultados alcançados por Adriano Silva à frente do maior município catarinense.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 23 de janeiro de 2026

4 min.
Jorginho Mello anuncia Adriano Silva como pré-candidato a vice-governador. Foto: Divulgação

Jorginho Mello anuncia Adriano Silva como pré-candidato a vice-governador. Foto: Divulgação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou na noite desta quinta-feira (22) o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como seu pré-candidato a vice-governador na chapa que buscará a reeleição ao comando do Estado.

O anúncio foi feito por meio de uma publicação nas redes sociais, na qual Mello destacou o perfil administrativo do aliado. Segundo o governador, a escolha se baseia na experiência e nos resultados alcançados por Adriano Silva à frente do maior município catarinense.

“O Adriano é um gestor jovem, competente, experiente e trabalhador. Não é por acaso que foi eleito e reeleito com quase 80% dos votos da população de Joinville”, afirmou Jorginho Mello.

Quem é Adriano Silva

Adriano Silva é empresário e presidente da Catarinense Pharma. Ele foi reeleito prefeito de Joinville em 2024 com 78,69% dos votos válidos, consolidando uma das maiores votações proporcionais do país em cidades de grande porte. Também entrou para a história ao se tornar o primeiro candidato do Partido Novo a assumir uma prefeitura no Brasil.

Renúncia ao cargo de prefeito

Para integrar oficialmente a chapa ao governo estadual, Adriano Silva precisará deixar o cargo de prefeito, conforme determina a legislação eleitoral. Em manifestação pública, ele afirmou que a decisão será tomada de forma planejada e responsável.

“Para aceitar esse desafio, a legislação eleitoral exige que eu deixe o cargo de prefeito de Joinville. Farei isso com serenidade, planejamento e, claro, com dor no coração de quem ama a cidade que governa. Mas essa não é uma decisão pessoal. É a oportunidade de trabalhar ainda mais, agora em escala estadual, por Joinville e por todas as cidades de Santa Catarina”, declarou.

União da direita em Santa Catarina

Na publicação conjunta, Jorginho Mello e Adriano Silva ressaltaram que a formação da chapa simboliza a união das forças de direita no Estado. O governador afirmou que Santa Catarina volta a se antecipar no cenário político ao consolidar uma aliança baseada em projetos comuns.

“Santa Catarina mais uma vez sai na frente, unindo as forças de direita. Todo mundo trabalhando junto, olhando para frente, com entusiasmo e fé”, destacou Mello.

A definição da pré-chapa marca mais um passo do atual governador na construção do projeto eleitoral para o próximo pleito estadual.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!

Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios