Política
Júlia Zanatta lidera protesto em Tubarão
Deputada de Santa Catarina critica recesso parlamentar e cobra anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Por
Joca Baggio
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) participou, na terça-feira (22), de uma manifestação em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, em protesto contra a decisão da Câmara dos Deputados de manter o recesso parlamentar. A parlamentar incentivava as pessoas a se manifestarem em protesto contra a medida do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, de impedir o fim do recesso parlamentar e a votação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, e também contra as medidas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o protesto, Zanatta empunhou cartazes, caminhou entre os carros e relatou sua indignação nas redes sociais. “Não nos resta outra alternativa a não ser estar nas ruas. Cessem a perseguição a Bolsonaro. Cessem as injustiças imediatamente”, escreveu em seu perfil no Instagram, ao defender o fim do recesso e o avanço da pauta de anistia.
A manifestação, que contou com apoio de aproximadamente 70 pedestres e o apoio pontual de motoristas em Tubarão, faz parte de um movimento mais amplo de mobilização de grupos conservadores. Em vídeo publicado no YouTube, a deputada declarou que “o povo já deveria ter ido às ruas há muito tempo”, reforçando sua defesa por ações populares em resposta às decisões do Legislativo.
Apesar do baixo comparecimento, o ato em Tubarão integra uma série de eventos semelhantes em defesa do ex-presidente, como o previsto para ocorrer em 3 de agosto, no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
A atuação de Júlia Zanatta segue provocando reações distintas no cenário catarinense: enquanto setores conservadores a veem como símbolo de resistência, críticos contestam a eficácia do formato das manifestações. O clima reforça a polarização em Santa Catarina às vésperas de um novo ciclo eleitoral.











