Itajaí
Juliana Pavan detalha reforma administrativa
O documento será apresentado ao Ministério Público nesta segunda-feira (9)

A população de Balneário Camboriú conhece os detalhes da reforma administrativa protocolada na semana passada pela prefeita eleita Juliana Pavan (PSD). Ela solicitou ao atual prefeito Fabrício Oliveira (PL) que o projeto seja encaminhado para deliberação na Câmara Municipal ainda em 2024, possibilitando sua sanção logo após a posse do novo governo, em 1º de janeiro.
A reforma, que será apresentada ao Ministério Público nesta segunda-feira (9), será implementada em duas etapas e prevê uma economia de R$ 2,8 milhões anuais, totalizando cerca de R$ 10 milhões ao longo do próximo mandato. Entre as principais medidas estão a redução de cargos comissionados, a extinção de oito secretarias municipais e um corte significativo nos custos administrativos.
Os recursos economizados serão destinados a áreas prioritárias, como o programa esportivo Bolsa Atleta, além de projetos sociais e culturais. Novos fundos também serão criados, incluindo os de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento da Região Sul e Assistência às Pessoas com Deficiência, reforçando o compromisso da nova gestão com inclusão e eficiência.
A reforma também valoriza os servidores de carreira, tornando exclusivas para concursados as posições de direção no BC Previ, Funservir, escolas e núcleos de educação infantil. Outra novidade é a criação de um escritório para projetos e captação de recursos, que ampliará a capacidade do município de atrair investimentos estaduais e federais para grandes obras, especialmente na área de infraestrutura. A proposta foi elaborada pela equipe de transição e segundo Juliana, busca modernizar e otimizar a gestão pública municipal.
Novos secretários
Juliana Pavan também apresentou quatro novos nomes que integrarão seu governo a partir de janeiro de 2025 na sexta-feira (6). A advogada Angelita Koslowski será a nova chefe da Controladoria Geral do Município. Na Secretaria de Compras e Patrimônio, assume Leocádio Giacomello, advogado com vasta experiência no setor público. Allan Muller Schroeder, advogado, administrador e presidente do PDT, liderará a Fundação Cultural. Já Ary Souza, advogado e ex-vereador, será o novo secretário de Gestão de Pessoas.
Os nomes se somam aos previamente divulgados. Já haviam sido anunciados Carlos Humberto Silva (Planejamento Urbano), Diogo Catafesta (Esporte), Maria Ester Menegasso (Educação), Leandro Índio da Silva (Comunicação e Gabinete, interinamente), Evaldo Hoffmann (Segurança), Auri Pavoni (Emasa), Diego Montibeler (Procuradoria), Dão Koeddermann (BC Previ), Beto Castilho (Articulação) e Magda Bez (Fazenda).
Os nomes para as secretarias de Turismo e Saúde ainda não foram divulgados, mantendo a expectativa em torno das próximas escolhas estratégicas da prefeita eleita. Esses nomes devem ser anunciados no decorrer da semana.