Política
Júlio Garcia conta alcança 17 votos para presidir a Alesc em 2025
Júlio Garcia, que já presidiu a Alesc por três mandatos (2005, 2007 e 2019), é, até o momento, o único nome na disputa pela presidência
O deputado estadual Júlio Garcia (PSD) obteve, nesta terça-feira (3), o apoio oficial das bancadas do PSD e do PSDB à sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Com a adesão dos dois partidos, Garcia soma agora 17 votos dos 21 necessários para garantir a presidência.
Júlio Garcia, que já presidiu a Alesc por três mandatos (2005, 2007 e 2019), é, até o momento, o único nome na disputa pela presidência. A confirmação dos votos do PSD e do PSDB coloca o pessedista em uma posição vantajosa, uma vez que já havia recebido apoio das bancadas do PP, União Brasil e do bloco formado por Podemos, Novo e Republicanos, além do apoio individual do deputado Ivan Naatz (PL), que também se manifestou nas redes sociais.
Aguardando manifestação do PL, MDB e partidos de esquerda
Apesar do forte apoio de várias bancadas, as duas maiores da Alesc, PL e MDB, ainda não se manifestaram oficialmente sobre a candidatura de Júlio Garcia. O PL, partido do governador Jorginho Mello, conta com 12 deputados estaduais, enquanto o MDB possui seis cadeiras. Além disso, as bancadas de partidos de esquerda — PT, PSOL e PDT —, que somam outras seis cadeiras, também não anunciaram sua posição sobre a disputa.
Com o apoio de 17 votos garantidos, Júlio Garcia se aproxima da maioria necessária para ser eleito presidente da Alesc, mas aguarda as decisões finais das maiores bancadas e dos partidos de esquerda para consolidar sua liderança.