O juiz da 16ª Zona Eleitoral de Itajaí decidiu em favor do candidato Carlos Chiodini (MDB) em denúncia de fake news divulgada pelo candidato Robison Coelho (PL) em debate. A coordenação da campanha da coligação “Itajaí em 1º lugar”, que tem Chiodini como candidato, diz que a inverdade sobre o candidato foi divulgada durante debate no portal NDMais, do Grupo ND. A fake news teria sido contada pelo candidato do PL, transmitida ao vivo e depois propagada em grupos de WhatsApp e nas redes sociais Facebook e Instagram do candidato.
O cerne da questão foi que ao ser questionado pelo candidato do MDB sobre o que fez de concreto para ajudar na reabertura do Porto de Itajaí enquanto esteve no cargo de sub-secretário de Portos de Santa Catarina, período em que recebeu quase R$ 500 mil em remuneração, diárias e passagens áreas, Robison teria mentido. Durante a resposta, o candidato disse que Chiodini votou para prejudicar Itajaí, a favor do Projeto de Lei nº 14789/2023 que, segundo Robison, prejudica as empresas de comércio exterior e aumenta impostos das trades instaladas no município. “Pode acompanhar lá, enquanto deputado votou para prejudicar Itajaí e aumentar impostos”, disse Coelho.
A verdade é que Chiodini votou contra esse projeto, segundo a assessoria do MDB. ”Não sei se o meu opositor está desinformado, mal assessorado, mal-intencionado ou se já incorporou os costumes que políticos do seu partido tem em propagar notícias falsas. Eu sei o que fiz enquanto deputado federal para contribuir com Itajaí e é isso que quero mostrar aos eleitores, fazendo a política verdadeira, essa faz parte da minha moral e ética”, diz Chiodini.
Confira aqui como foi a votação da Lei 14789/2023
A 16ª Zona Eleitoral de Itajaí reconheceu a ilegalidade das manifestações de Robison Coelho e mandou o candidato retirar a fake news de suas redes sociais. A decisão da justiça pode ser conferida nos autos do processo nº 0600232-97.2024.6.24.0016.
No mesmo debate, o candidato do MDB foi vítima de outra mentira propagada pelo mesmo opositor. Robison disse que Chiodini é um dos deputados federais que mais falta ao trabalho na Câmara Federal. Segundo ele, Chiodini teria participado de 55% das sessões, o que também, segundo Chiodini, é uma inverdade.
O candidato disse que durante 2023 esteve presente em 104 sessões do Plenário, tendo sete ausências justificadas, muito diferente do percentual divulgado por Coelho. ”Não gosto e não faço política pequena, Itajaí é grande demais para esse tipo de politicagem baixa, mentirosa e sem fundamento”, declara Chiodini. “Inclusive, Carlos Chiodini foi reconhecido em 2023 pelo Ranking dos Políticos como melhor deputado federal de Santa Catarina”, diz a coordenação da campanha..