Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Lula confirma visita a Itajaí na sexta-feira (9)

Economia
Lula Confirma Visita A Itajai Na Sexta Feira

Economia

Lula confirma visita a Itajaí na sexta-feira (9)

Presidente participa do lançamento da primeira fragata do Brasil no em cerimônia no estaleiro Thyssen

Agora é oficial, o Palácio do Planalto confirmou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Itajaí na sexta-feira (9), para o lançamento da primeira fragata da classe Tamandaré, no Estaleiro Thyssenkrupp Brasil Sul, para a Marinha do Brasil. O presidente participa pela manhã da inauguração das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis e depois deve seguir para Itajaí. A inauguração na Capital está prevista para às 10h e o horário da cerimônia em Itajaí ainda não foi confirmado pelo cerimonial da Presidência. Se confirmar a agenda, esta será a primeira vez que Lula visita o estado no terceiro mandato presidencial.

Em Itajaí, Lula fará o lançamento da fragata Tamandaré F200, o primeiro navio militar dos quatro previstos no programa da Marinha do Brasil no estaleiro de Itajaí. A agenda prevê visita à embarcação, que começou a ser construída em 2022. Após lançada ao mar, a fragata ainda passará por testes na água até ser incorporada oficialmente na frota da Marinha, em 2025.

O feito representa um passo significativo em um dos principais programas para a renovação da esquadra brasileira. As fragatas Tamandaré são baseadas no modelo alemão Meko 100 encomendadas ao SPE Águas Azuis, formado pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer e Atech. Ela tem 107 metros de comprimento e 16 metros de largura, e pesa mais de 3 mil toneladas. A fragata tem capacidade para abarcar cerca 130 militares.

As fragatas da Classe Tamandaré são navios-escolta usados em missões de guerra naval como apoio e proteção das unidades de maior valor — como porta-aviões, navios-tanque e embarcações para o transporte de tropas, por exemplo.

A segunda embarcação do projeto está em construção desde novembro de 2023, com a montagem dos primeiros blocos. O batimento de quilha da fragata Jerônimo de Albuquerque F201 foi no dia 6 de junho, marcando o momento em que o navio começa a tomar forma. A entrega é prevista em 2027. As outras duas fragatas têm cronograma para 2028 e 2029. O contrato para a construção das quatro fragatas, no valor de aproximadamente R$ 9 bilhões, foi assinado em 2020.

O esquema de segurança para a visita de Lula deve ser feito pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, junto com a Marinha do Brasil. Navios militares estão navegando para Itajaí, com previsão de atracar nesta quarta-feira (7).

 

Continue lendo
Topo