O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva se reuniram na manhã desta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. O encontro aconteceu após a chegada de Lula a Roma, no domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Em publicação nas redes sociais, Lula descreveu o encontro como “excelente” e afirmou que a conversa com o pontífice tratou de religião, fé e dos imensos desafios globais da atualidade.
Diálogo sobre desigualdade e fé
Durante a reunião, o presidente parabenizou o Papa pela publicação da exortação apostólica Dilexi Te — o primeiro documento oficial de Leão XIV —, que trata do cuidado da Igreja “pelos pobres e com os pobres”.
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu Lula.
O presidente também aproveitou o encontro para convidar o Papa a participar da COP30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém (PA), em 2026. Segundo Lula, Leão XIV informou que não poderá comparecer pessoalmente por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano enviará representantes oficiais ao evento.
Lula revelou que o pontífice manifestou o desejo de visitar o Brasil “no momento oportuno”. O presidente afirmou que o país o receberá “com carinho, acolhimento e fé”, destacando a devoção demonstrada nas celebrações do Círio de Nazaré, em Belém, e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Brasil fora do Mapa da Fome
O encontro com o papa ocorreu em meio às comemorações dos 80 anos da FAO, e Lula ressaltou a recente conquista do Brasil, que voltou a sair do Mapa da Fome segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025), divulgado em julho.
“Falei ao Papa sobre minha participação no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. Agora estamos levando esse debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou o presidente.
A comitiva brasileira foi composta pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
O encontro marcou o primeiro diálogo oficial entre Lula e o papa Leão XIV, e reforçou a cooperação entre o Brasil e o Vaticano em pautas sociais e humanitárias, como o combate à pobreza, a fome e as desigualdades globais.

FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.