Política
Maio Vermelho: Alerta ao AVC pode virar lei
Caso aprovado, Florianópolis poderá se tornar a primeira capital do Brasil a adotar oficialmente o Maio Vermelho
O vereador João Padilha (PL) propôs um projeto de lei que será votado nesta quarta-feira, 16 de abril, com o objetivo de implementar ações de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Florianópolis. Caso aprovado, o município poderá se tornar a primeira capital do Brasil a adotar oficialmente o Maio Vermelho, um mês voltado à prevenção e ao alerta sobre os riscos e sintomas dessa condição.
A proposta estabelece a criação de um calendário permanente com iniciativas educativas, como palestras, campanhas na mídia, distribuição de materiais informativos e a iluminação simbólica de prédios públicos. Todas essas ações têm o intuito de informar a população sobre como prevenir o AVC e agir rapidamente diante dos primeiros sinais da doença.
O Maio Vermelho busca transformar a realidade de milhares de brasileiros afetados pelo AVC, uma das principais causas de morte e incapacidade no país. A campanha pretende ampliar o conhecimento sobre sintomas como dormência súbita, confusão mental, dificuldade para falar e tontura, incentivando uma resposta rápida que pode salvar vidas.