Mais de 500 urnas que serão usadas nas eleições já estão na região
Testes e auditorias ainda serão realizadas até o dia 6 de outubro.
Publicado em
Testes e auditorias ainda serão realizadas até o dia 6 de outubro.
Por
Matheus Machado
O Chefe do Cartório Eleitoral de Tubarão, Ricardo Leonetti, concedeu uma entrevista ao Jornal da Rádio Cidade onde detalhou sobre a chegada das urnas eletrônicas no município.
As urnas que serão usadas nas eleições municipais de outubro chegaram ao Cartório de Tubarão na última quinta-feira (18). Conforme Leonetti explica, as 33º e 99° Zonas Eleitorais são compostas por nove municípios da região, e para que a votação seja realizada corretamente, são necessárias 512 urnas.
Aproximadamente 10% deste total de urnas, são equipamentos reservas que serão acionados caso necessário. Ricardo também explicou que ao longo das próximas semanas, as simulações de votação na urna serão realizadas para garantir a eficiência dos equipamentos, que são do ano de 2020, as mais recentes fabricadas. Caso alguma apresente problemas, já é substituída antes mesmo das eleições.
Indiferente da distância do município até o Cartório Eleitoral, a distribuição das urnas ocorrem um dia antes da votação. Portanto, em 2024, os locais de votação começam a receber os equipamentos no dia 5 de outubro. Isso acontece, por que em todas as eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sorteia uma série de urnas que estão espalhadas pelo estado para fazer a chamada auditoria de votação paralela, onde o órgão faz uma avaliação para verificar se os comandos saem de acordo com o que o eleitor está escolhendo.