Criciúma
Chiodini prestes a ingressar no governo de Jorginho
Historicamente, o partido sempre esteve na composição de governos, seja em nível nacional, como em níveis estaduais e municipais

A política brasileira é dividida em dois polos: o PT de um lado (como esquerda) e o PL do outro (como direita). O MDB é partido de centro: às vezes está aliado a quem é da direita, às vezes com quem é da equerda. Mas uma coisa é certa: ele está presente, de alguma forma, em todos os governos. É assim com o governo Lula [com três ministérios]: Planejamento, Transportes e Cidades; É assim com o governo Jorginho Mello [atualmente com a pasta da Infraestrutura e terá também mais duas: Agricultura e Meio Ambiente].
Faz parte do esforço do presidente estadual do MDB, Chiodini, em tentar desvincular a imagem do MDB como sendo um partido fisiológico, que se alia a partidos independentemente de ideologias. Ele sempre quis descolar essa imagem do MDB que apoiou PT na última eleição. Sabe que em Santa Catarina, a esmagadora maioria do eleitorado é de direita e é bolsonarista.
Prova disso é que ele, em discurso na convenção do MDB em Criciúma disse: “Esquece lá em cima, lá é diferente. Aqui é outra coisa”, dando a entender que as diretrizes do MDB nacional não são as mesmas que a do MDB/SC. E de fato, não parece ser a mesma. Enquanto o MDB nacional é aliado do governo Lula, aqui em Santa Catarina, o MDB é aliado de Jorginho Mello. Chiodini. que é deputado federal, está prestes a aceitar o convite a assumir a pasta da Agricultura no Governo do Estado.
Ele saindo da Câmara, quem assume é o suplente Vampiro, de Criciúma, ex-deputado estadual do MDB. O governador Jorginho Mello está otimista em trazer o MDB para o governo e, em entrevista recente, declarou que aguada um posicionamento do partido. “Fiz eleição chapa pura em 2022, estou fazendo um mandato de excelência, com aprovação de 76% da população. Isso é importante. O MDB já faz parte do governo na secretaria de Infraestrutura, agora será ampliado na Agricultura e provavlemente no Meio Ambiente. O MDB até o fim do mês define tudo a vinda ao governo para um projeto novo. O MDB não esteve comigo em 2022, agora vamos facilitar, eu quero que eles estejam. MDB é um partido importante em Santa Catarina e vamos firmar o pé para a próxima eleição, que será esclarecedora e que vai fazer com que a gente continue trabalhando por Santa Catarina”, pontuou Jorginho Mello.