Criciúma
Minotto confirma que PDT não estará com o PL em 2026
Rodrigo Minotto avalia eleição de Júlio Garcia na Alesc, projeta alianças para 2026 e reafirma que o PDT não estará com o PL
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) fez uma análise da eleição de Júlio Garcia à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante entrevista à Rádio Cidade em Dia. Ambos possuem base eleitoral no Sul do estado e já compartilharam pautas políticas em diversas ocasiões.
Avaliação da eleição de Júlio Garcia para o Sul do estado
Minotto avaliou a eleição de Garcia como positiva tanto para a Assembleia quanto para a região Sul. “Ter o deputado Júlio Garcia na presidência do parlamento catarinense é muito importante para a bancada do Sul. Isso garante a continuidade da independência entre os poderes e fortalece a relação com o governo, permitindo que a região receba mais investimentos. Trabalhar de forma republicana é essencial para que Santa Catarina reconheça a importância do Sul no desenvolvimento do estado”, afirmou.
O parlamentar também destacou o trabalho de seu antecessor, Mauro de Nadal. “Ele fez um excelente trabalho nos últimos dois anos, estruturando as bancadas regionais e levando a Alesc itinerante para diferentes regiões do estado. Com a experiência e equilíbrio de Júlio Garcia, esse trabalho deve continuar”, disse Minotto.
Minotto, atualmente em seu terceiro mandato, já dividiu a Assembleia com Garcia e destacou o papel do novo presidente como referência política. “Júlio sempre foi um conselheiro, alguém que buscamos para trocar ideias e aprender. Humildade e gratidão não fazem mal a ninguém, e tenho certeza de que podemos evoluir muito com a experiência dele”, pontuou.
Decisão de Minotto de não compor a Mesa Diretora
Sobre sua decisão de não compor a Mesa Diretora nesta legislatura, Minotto explicou que optou por manter liberdade para atuar nas comissões. “Já ocupei cargos na Mesa Diretora por quatro vezes, fui segundo vice-presidente e segundo secretário. Mas quando se faz parte da Mesa, há uma limitação regimental para integrar comissões permanentes ou temporárias. Preferi abrir espaço para outros colegas e atuar de maneira mais ativa no processo legislativo”, explicou.
Eleições de 2026 e alianças políticas
Questionado sobre o posicionamento do PDT para as eleições de 2026, Minotto foi enfático ao descartar alianças com o PL. “Não estaremos, sem dúvida nenhuma, com o PL. No entanto, outros acordos e conversas começarão a partir de agora. Nosso objetivo é participar do processo defendendo nossas pautas, como a educação e o trabalhismo, sempre com respeito institucional e diálogo. O PDT faz parte desse projeto de articulação com o PSD para 2026”, afirmou.
O deputado também revelou o plano de fortalecimento do partido para a próxima eleição. “Hoje o PDT tem apenas um deputado estadual em Santa Catarina, e como presidente estadual do partido, meu objetivo é ampliar essa bancada. Estamos dialogando para buscar o melhor para o nosso estado e para o PDT”, disse.
Sobre seu futuro político, Minotto confirmou que pretende buscar um novo mandato como deputado estadual. “Estamos trabalhando para isso. Fizemos um bom planejamento e já estamos conversando com lideranças de todo o estado. Com a possível ampliação para 44 cadeiras na Assembleia, teremos espaço para lançar 45 candidatos e fortalecer nossa representatividade”, concluiu.