Política
Mulheres farão a diferença nas eleições de Tubarão
Mais da metade do eleitorado é composto pelo gênero feminino; número abstenções também podem influenciar na escolha de vereadores.
Publicado em
Mais da metade do eleitorado é composto pelo gênero feminino; número abstenções também podem influenciar na escolha de vereadores.
Por
Matheus Machado
Conforme consulta realizada pelo portal SCTodoDia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi confirmado que mais da metade do eleitorado de Tubarão é composto por mulheres. A diferença pode ser suficiente para determinar o rumo que as eleições municipais de 2024 tomarão em outubro.
A cidade conta com 82.244 eleitores. Destes, 44.026 são mulheres, representando 54% do público, enquanto os outros 38.218 homens completam os 46% restantes. Essa é uma tendência que se repete há pelo menos uma década, já que de acordo com os dados disponibilizados, desde 2012 as mulheres são a maioria votante do município.
Outro fator que colabora com a situação de que a quantidade de mulheres pode influenciar no resultado final das eleições, é o número de abstenções. Tendo como parâmetro o pleito de 2020, 28% do público feminino se absteve do voto em Tubarão, enquanto que para os homens, foram 27% que não votaram.
Ainda que pareça pouco apenas 1%, a diferença resultou em 2.206 votos a menos das mulheres com relação aos homens. Para se ter ideia, o vereador eleito com o maior número de votos na última eleição municipal foi o Professor Maurício (PP), que recebeu 1.825 votos em 2020. Ou seja, o vereador eleito com a maior quantidade de votos, perdeu em números para as mulheres que se abstiveram das votações.
Somando homens e mulheres, são 21.652 pessoas que optaram por se abster do voto, 27% do público total apto para aquela eleição.