“Nós temos que escolher os melhores”: João Fernandes defende a candidatura de Grazi Soratto à Alesc

Dentre os eleitos pela região em 2026, até então apenas Pepê Collaço (PP) disputará a reeleição em 2026, abrindo espaço para novos nomes.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 24 de novembro de 2025

5 min.
"Nós temos que escolher os melhores": João Fernandes defende a candidatura de Grazi Soratto à Alesc. Foto: Eduardo Fogaça/SC Todo Dia

"Nós temos que escolher os melhores": João Fernandes defende a candidatura de Grazi Soratto à Alesc. Foto: Eduardo Fogaça/SC Todo Dia

O vice-presidente do Partido Liberal em Tubarão, João Fernandes, conversou nesta segunda-feira (24) com a reportagem do SC Todo Dia e falou sobre os movimentos do partido para as eleições de 2026.

Questionado sobre as eleições legislativas do próximo ano, Fernandes defendeu a manutenção da campanha do “Voto pela Amurel”, movimento que elegeu três deputados em 2022.

“As pessoas têm que entender que temos que eleger deputados daqui. Criciúma faz isso, Criciúma faz muito bem isso. Hoje tem quatro deputados federais em Criciúma. O criciumense tem mostrado a força com isso e o tubaronense precisa mostrar sua força também”, afirmou.

Dentre os eleitos pela região em 2022, até então, apenas Pepê Collaço (PP) disputará a reeleição no próximo ano, abrindo espaço para novos nomes.

“Soratto demonstrou o tanto que um deputado pode trazer de recursos, teve a missão de ser candidato à prefeito e se elegeu. Agora nós precisamos escolher outra nome do PL que possa se eleger”, explicou. “Nosso primeiro nome seria o Beto Martins, é um grande nome, mas ele tem uma missão maior, então a maior cidade da Amurel não pode ficar sem candidato”, continuou.

João Fernandes fala sobre o compromisso de ser candidato à deputado estadual pelo partido nas próximas eleições, mas reforça que, para ele, o grande nome do PL de Tubarão é o da primeira-dama Grazi Soratto, que tem se destacado dentro do PL Mulher.

“Eu tenho um compromisso de ser candidato, mas entre ter o compromisso e botar o melhor nome, a minha candidata é a Grazi (Soratto). É a melhor arquiteta de Santa Catarina e é a melhor primeira-dama do Estado, o envolvimento dela na política municipal é extraordinário. Já pensou nós botarmos a Grazi candidata? Uma mulher representando Tubarão?”, declarou.

Por enquanto, apesar do envolvimento com a política municipal, Grazi afirma descarta a opção de ser candidata, mas o vice-presidente do partido segue trabalhando internamente para ter o nome da primeira-dama representando a sigla.

“Ela tem dito que não é o momento dela, mas ao longo do processo nós vamos tentar convencê-la à ser candidata. Se ela não quiser, eu coloco meu nome a disposição pra que Tubarão tenha um candidato. O tubaronense sabe que somos a maior cidade e temos condição de eleger dois ou três candidatos para que a região tenha força à nível estadual e federal”, concluiu.

Eleições para o Senado

Questionado sobre a disputa interna que existe dentro do Partido Liberal para definir quais candidatos disputarão as vagas para o Senado em 2026, João Fernandes defendeu que faz parte do processo político realizar acordos para manter a governabilidade e dar sustentação para o projeto do PL no estado.

“Jorginho Mello já disse: uma vaga é do PL, a outra ele precisa para fazer uma ampla coligação. A disputa é saudável, mas o governador já deixou claro que não irá fazer chapa pura. É importante que o partido entenda que nós precisamos ganhar o Governo do Estado”, declarou.

João Fernandes falou sobre esse e outros assuntos nesta segunda-feira (24), em entrevista no Notícias da Cidade, com Milton Alves.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios