Itajaí
Novo de Itajaí pede impeachment de Alexandre de Moraes
O partido classifica a suspensão da Rede X como um ato de censura que compromete os direitos dos brasileiros
Depois da convocação de Robison Coelho (PL) para uma manifestação na manhã de 7 de Setembro em protesto a decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear a Rede X (antigo Twitter) e em defesa do trilionário Elon Musk, agora é a vez do Partido Novo entrar na jogada. O Novo integra a coligação Itajaí quer Ação, que tem Robison Coelho na cabeça da chapa majoritária.
O partido lançou uma convocação para a manifestação “em defesa da liberdade de expressão” às 9h de sábado, dia 7 de setembro, no monumento Caminho de Sodegaura, na avenida Beira Rio, bairro Fazenda. O protesto, segundo lideranças do Novo, “é em apoio ao impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes”. O Novo acredita que a suspensão da rede social X, já validada pelo plenário do STF, ameaça a liberdade de expressão.
A manifestação ocorrerá no mesmo dia, horário e local do desfile cívico de Itajaí, mas em trechos diferentes da avenida Beira Rio. O partido acredita que houve “censura prévia e de ameaçar prender um representante da plataforma”, porque a rede X, de Elon Musk, descumpriu ordens judiciais, incluindo o bloqueio de perfis que divulgavam conteúdos criminosos, acumulando R$ 18 milhões em multas aplicadas pelo judiciário brasileiro.
O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a plataforma no Brasil após várias tentativas de solução pacífica e a decisão foi aprovada por unanimidade pelos colegas do ministro do STF.