Florianópolis
Orvino faz avaliação dos primeiros 100 dias de gestão
Orvino Coelho de Ávila apresentou nesta terça-feira (15) um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão (2025-2028)

O prefeito Orvino Coelho de Ávila apresentou nesta terça-feira (15) um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão (2025-2028), durante evento realizado no Auditório Norte da Secretaria de Educação. A solenidade contou com a presença de autoridades, servidores e moradores, e destacou as principais ações já implementadas, como o novo Plano Diretor, que permite construções de até 25 andares em São José. O prefeito também enfatizou as obras voltadas à mobilidade urbana, como o anel viário interno e a nova avenida que conecta os bairros Sertão do Maruim e Forquilhas. A futura Beira-Mar de Barreiros, com financiamento internacional garantido, também foi mencionada.
“Estamos cumprindo o compromisso de entregar uma cidade mais organizada, moderna e preparada para o futuro. Os primeiros 100 dias foram de muito trabalho, com foco na melhoria da infraestrutura, ampliação de serviços e acolhimento ao cidadão”,disse o prefeito.
Na área de desenvolvimento urbano e parcerias, Orvino destacou as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs), que incluem projetos como uma marina, uma área gastronômica e a concessão do Centro Multiuso na Beira-Mar. Na Educação, o município entregou o CEI Solemar, com 186 novas vagas, e avançou na construção do complexo José Nitro, com capacidade para 670 estudantes. A meta de 5,3 mil matrículas no ensino integral foi superada. Na Saúde, a prefeitura iniciou a modelagem de uma parceria público-privada para um novo complexo hospitalar nas antigas instalações da Univali e segue com programas como o Odontomóvel e o Enxerga São José.
O prefeito também ressaltou avanços na regularização fundiária, com mais de 200 famílias recebendo escritura de seus imóveis em 2025 e o lançamento do Residencial Horto, que atenderá outras 200 famílias com moradias populares. Na Segurança, a Guarda Municipal foi equipada com novos armamentos e será ampliada em 40% por meio de concurso público. A fiscalização urbana também foi reforçada com ações contra ocupações irregulares em calçadas, praças e imóveis públicos.