O papa Leão XIV fez um apelo, nesta quarta-feira (4), para que Estados Unidos e Rússia renovem o tratado New START, último acordo vigente de controle de armas nucleares estratégicas entre as duas potências. A manifestação ocorreu durante a audiência semanal do pontífice no Vaticano.
Segundo o papa, o cenário internacional atual exige esforços concretos para evitar uma nova corrida armamentista nuclear. O tratado, assinado em 2010, estabelece limites para o número de armas nucleares estratégicas implantadas por cada país e tem validade até esta quinta-feira (5).
“O mundo vive um momento que exige fazer tudo o que for possível para impedir a escalada do medo e da desconfiança”, afirmou Leão XIV. Ele classificou como urgente a manutenção do acordo e defendeu a substituição da lógica da ameaça por uma ética voltada ao bem comum.
Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin sugeriu uma prorrogação informal do tratado por mais um ano. Até o momento, porém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não havia se manifestado oficialmente sobre a proposta.
O fim do New START representaria o encerramento de mais de 50 anos de acordos internacionais que impõem restrições ao arsenal nuclear das maiores potências do mundo.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe