Política
Por que buscar um nome de fora? Topázio Neto escolhe Thiago Peixoto de Goiás para comandar a Educação de Florianópolis
Reportagem buscou o posicionamento de entidades empresariais da cidade
A escolha de Thiago Peixoto, ex-secretário de Educação de Goiás, como novo secretário da área em Florianópolis, tem gerado questionamentos. O prefeito Topázio Neto (PSD) anunciou o nome do goiano para ocupar a pasta no início de seu segundo mandato. No entanto, o que chama a atenção é a escolha de um nome de fora para liderar um setor tão estratégico.
Por que buscar um nome de fora?
Thiago Peixoto, com sua vasta experiência em Goiás, é um nome de peso no cenário educacional. Com passagens marcantes pela Secretaria de Educação de Goiás e um currículo acadêmico invejável, que inclui formação pela PUC-SP, Universidade da Califórnia e Harvard, ele traz consigo a promessa de avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Florianópolis. Peixoto foi responsável por uma reforma educacional que levou Goiás a alcançar a 1ª posição no Ensino Médio no Brasil, mas a decisão de importar um nome de fora levanta dúvidas.
Será que Florianópolis não possui profissionais igualmente capacitados para ocupar essa função? A cidade conta com um sistema educacional diversificado e com universidades e instituições que formam especialistas em educação de alto nível. Então, por que buscar um nome de fora para esse cargo tão relevante?
Opinião da CDL Florianópolis e da ACIF
Para entender melhor os impactos dessa escolha, a reportagem buscou o posicionamento de entidades empresariais da cidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) têm interesse direto no desenvolvimento da cidade e, claro, na melhoria da educação, que afeta diretamente a formação de mão de obra qualificada.
Por meio de nota a CDL Florianópolis informou que não vai se manifestar “por entender ser uma prerrogativa do Prefeito escolher o seu colegiado.”
Já a ACIF elogiou a decisão de trazer alguém de fora para um cargo tão importante. “A escolha do novo secretário de educação de Florianópolis reflete um compromisso com a melhoria contínua da qualidade educacional, baseada em resultados comprovados e em inovação. A ACIF acredita que a experiência técnica e a visão estratégica do Sr. Thiago Peixoto contribuirão para que Florianópolis se consolide como referência em educação no Brasil, beneficiando tanto o desenvolvimento humano quanto o ambiente de negócios local”, afirmou Célio Bernadi, presidente da Associação.
Posicionamento da Prefeitura de Florianópolis
A prefeitura também foi procurada, mas até o fechamento desta matéria nenhum posicionamento foi dado a equipe do Portal SC Todo Dia da capital catarinense.