Política
Possível voto errado elege vereador da oposição como presidente da Câmara de Jaguaruna
Mauro Ferreira (MDB) empatou com vereador da situação, mas foi eleito por ter mais idade
Publicado em
Mauro Ferreira (MDB) empatou com vereador da situação, mas foi eleito por ter mais idade
Por
Matheus Machado
Uma situação inesperada mudou o rumo do Poder Legislativo de Jaguaruna durante a eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores para o próximo biênio durante esta quarta-feira (1º).
O vereador Mauro Ferreira (MDB), partido opositor ao prefeito Laerte Silva (Podemos), acabou vencendo a eleição por um critério de desempate e surpreendeu muitos. Isto porque, a base dos vereadores é composta pelos apoiadores de Laerte, somando seis políticos. Como a Câmara é composta por 10 nomes, haveria a tendência de que o vereador Gilmar Rosa (Podemos) da situação, fosse eleito presidente pela maioria.
No entanto, o que acabou acontecendo foi um empate entre Gilmar e Mauro com cinco votos cada. Dirceu Sebastião Rodrigues, também do Podemos, recebeu um único voto. Devido ao empate, Mauro foi eleito por ter mais idade que Gilmar, sendo este o critério de desempate.
O resultado não teria agradado o governo, já que possuía a maioria dos votos. Dentre as possibilidades, está a hipótese de que algum vereador se enganou na hora preencher a cédula, retirando o voto de Gilmar, que teria a maioria das indicações.