Uma situação inesperada mudou o rumo do Poder Legislativo de Jaguaruna durante a eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores para o próximo biênio durante esta quarta-feira (1º).
O vereador Mauro Ferreira (MDB), partido opositor ao prefeito Laerte Silva (Podemos), acabou vencendo a eleição por um critério de desempate e surpreendeu muitos. Isto porque, a base dos vereadores é composta pelos apoiadores de Laerte, somando seis políticos. Como a Câmara é composta por 10 nomes, haveria a tendência de que o vereador Gilmar Rosa (Podemos) da situação, fosse eleito presidente pela maioria.
No entanto, o que acabou acontecendo foi um empate entre Gilmar e Mauro com cinco votos cada. Dirceu Sebastião Rodrigues, também do Podemos, recebeu um único voto. Devido ao empate, Mauro foi eleito por ter mais idade que Gilmar, sendo este o critério de desempate.
O resultado não teria agradado o governo, já que possuía a maioria dos votos. Dentre as possibilidades, está a hipótese de que algum vereador se enganou na hora preencher a cédula, retirando o voto de Gilmar, que teria a maioria das indicações.