Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Postulantes a prefeitura de Navegantes falam sobre saúde

Política
Postulantes A Prefeitura De Navegantes Falam Sobre Saude
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Política

Postulantes a prefeitura de Navegantes falam sobre saúde

Discursos contraditórios marcaram o tema saúde na sabatina com os candidatos de Navegantes

Saúde sempre foi um calcanhar de Aquiles nos gestores públicos e as reclamações são constantes, independente do tamanho do município. Em Navegantes não é diferente. Esse também foi um dos sete temas abordados pelo SC Todo Dia e Rádio Cidade FM em sabatina com os candidatos à majoritária no município. Navegantes tem três candidatos que pleiteiam a prefeitura e 115 candidatos a vereador, e as propostas foram coletadas de sabatina realizada pela Rádio Cidade e Portal SC Todo Dia na última semana.

Foram ouvidos o atual prefeito Libardoni (Liba) Fonza, do PSD, que disputa a reeleição, e o candidato Rogério Tomaz Correa, o Rogério da Equilíbrio, do PL. O candidato do PSB, Júnior Pereira, não participou da sabatina por incompatibilidade de agenda.

A pergunta respondida pelos candidatos a jornalista e coordenadora do Portal SCD Todo Dia, Kelley Alves, foi elaborada de acordo com informações buscadas junto à comunidade, que aponta diversas carências no município. Entre os temas mais mencionados pelos moradores está a falta de atenção aos bairros mais afastados do Centro e Gravatá, bem como as precárias condições do hospital de Navegantes.

Rogério Tomaz Corrêa, o Rogério da Equilíbrio, diz que é preciso que o recurso público seja bem administrado. “A população precisa ser bem atendida. O que ouvimos dos moradores é que hoje há demora de mais de uma semana para um atendimento básico, espera de até quatro meses na marcação de consultas e também uma demora de meses para a marcação de exames”.

Segundo o candidato, os recursos precisam ser administrados de forma certa, utilizando os recursos humanos que o município dispõe, servidores efetivos ou mesmo contratados, e que seja feita uma boa gestão da saúde em Navegantes. “A saúde é realmente um desafio para todo e qualquer município, mas isso tem que ser muito bem gerido. Vamos fazer policlínicas descentralizadas para que a população seja atendida com mais rapidez e qualidade, pois sabemos que a saúde está falha em praticamente todos os bairros. A saúde é a nossa primeira bandeira, nosso primeiro desafio.”

Assista à sabatina com Rogério Tomaz Correa na íntegra:

Liba Fronza, que disputa a reeleição no município, garante que a saúde em Navegantes já recebeu um investimento de mais de R$ 130 milhões. “Nos últimos quatro anos nós transformamos a saúde da cidade. Tiramos a saúde da UTI e a colocamos em outro patamar, mais aceitável”, afirma. Liba diz ter conhecimento de que sempre há uma demanda maior do que o município está apresentando, mas garante que desde que assumiu o município, há quatro anos, o número de especialidades médicas na rede municipal de saúde passou de seis para 22, menciona a criação do programa Saúde do Trabalhador e o horário estendido no atendimento das unidades básicas de saúde, que agora vai até as 23h com atendimento à população, além do atendimento das UBSs também nos finais de semana. “Com isso já tiramos a saúde de um patamar de insuficiência para um grande avanço”, pontua.

O prefeito diz que hoje Navegantes tem 19 UBSs e que todas passaram por reforma ou ampliação. “Estamos agora com um projeto, para o qual já foi dada a ordem de serviço para a construção, de duas novas UBSs nos bairros Nossa Senhora das Graças e São Paulo.”

Com relação ao hospital, Liba diz que a unidade recebe atualmente cerca de 9 mil pessoas por mês e concorda que a demanda é muito maior que isso. “Precisamos fazer investimentos no hospital, isso já está no nosso programa de governo, mas entendemos que o hospital não pode ser somente de Navegantes. Precisamos de um hospital regionalizado, onde a cidade de Navegantes seja protagonista dessa construção e desse ativo tão importante para a população.”

Assista à sabatina com Liba Fronza na íntegra:

 

Continue lendo
Topo