Itajaí
Três candidatos faltaram ao debate do CDL, Cidade FM e SC Todo Dia em Itajaí
Há nos bastidores o burburinho de que dois dos partidos teriam boicotado o debate por não concordar com a participação de Fabiano Silva
Por
Redação
Duras críticas e repúdio aos demais candidatos à prefeitura de Itajaí foram o cerne da sabatina feita com o candidato Fabiano Silva, do Democracia Cristã, na manhã desta quarta-feira (25), na sede do CDL de Itajaí. Na verdade, o que estava programado era um debate entre os quatro candidatos: Carlos Chiodini (MDB), Osmar Teixeira (PSD) e Robison Coelho (PL), além de Fabiano.
Os candidatos Robison e Osmar comunicaram a ausência na tarde da terça-feira (24), alegando incompatibilidade de agenda. Já a assessoria de Chiodini informou na manhã de hoje, por volta das 6h30, que ele precisou viajar às pressas para Jaraguá do Sul, devido a problemas de saúde com sua mãe. Tanto Osmar quanto Chiodini haviam confirmado a presença há mais de um mês e Robison na manhã de ontem.
“É uma total falta de respeito e consideração com a Rádio Cidade, com o portal SC Todo Dia e com o CDL, que estão trabalhando há tempo nesse debate e, principalmente, com a população, que merece um mínimo de consideração por parte dos candidatos”. Fabiano foi taxativo ao dizer que os demais postulantes à vaga de primeiro mandatário do município com o maior PIB no estado “fugiram do debate” por falta de propostas, de maturidade e de identidade partidária.
Fabiano ainda se diz o único candidato de Itajaí de extrema direita, alega que a “esquerda” está infiltrada nas três outras coligações e alega que eles não participaram do debate por falta de preparo e de independência política, para fazerem uma gestão séria e comprometida.
Nos bastidores da política local é cogitada a possibilidade das coordenações das campanhas de Osmar Teixeira e Robison Coelho tenham alinhado a ausência no debate, em represália à participação de Fabiano. “Ele não apresenta propostas, não discute o futuro de Itajaí, apenas ataca seus adversários”, disse uma fonte ligada à campanha de um dos candidatos que faltou.
Disse ainda que os dois candidatos foram orientados a não comparecer ao debate no qual Fabiano teria sido convidado, que a decisão foi tomada em comum acordo, e teriam alegado que a Cidade FM e o Portal SC Todo Dia deveria ter excluído Fabiano dos candidatos convidados, a exemplo de alguns veículos de comunicação.
No entanto, o Grupo Catarinense de Rádios, controlador da Cidade FM e do Portal, entende que a partir do momento que um candidato tem seu nome homologado pelo TRE para disputa, ele tem o direito democrático de expor e debater suas propostas.