O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário de Estado, Marco Rubio, se manifestaram nesta quinta-feira (11) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão.
Trump classificou Bolsonaro como “um bom presidente” e disse estar surpreso com a decisão. Já Rubio afirmou que os Estados Unidos irão responder “de forma adequada” ao que chamou de perseguição política.
Declarações de Trump
Em conversa com jornalistas ao deixar a Casa Branca, rumo a Nova York, Trump comparou o caso de Bolsonaro com os processos que ele próprio enfrentou nos EUA.
“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, disse Trump.
O republicano não detalhou se pretende adotar novas medidas contra o Brasil. Em julho, ele já havia imposto tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando perseguição política contra Bolsonaro e práticas desleais de comércio.
Pronunciamento de Marco Rubio
Em publicação na rede X (antigo Twitter), o secretário de Estado afirmou que “as perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam” e classificou a decisão do STF como injusta. Segundo Rubio, os EUA responderão “de forma adequada a essa caça às bruxas”.
Contexto
A condenação de Bolsonaro foi definida por maioria da Primeira Turma do STF. O ex-presidente foi considerado culpado por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.