Trump elogia Lula e anuncia encontro na ONU

Trump elogia Lula e confirma encontro na ONU após breve contato em Nova Iorque

Vitor Wolff

Publicado em: 23 de setembro de 2025

3 min.
Trump elogia Lula e anuncia encontro na ONU - Foto: Reprodução/YouTube/ONU

Trump elogia Lula e anuncia encontro na ONU - Foto: Reprodução/YouTube/ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), durante a abertura da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Logo após Lula abrir os discursos no evento, Trump destacou ter tido um breve contato com o chefe de Estado brasileiro. Segundo ele, o encontro durou cerca de 20 segundos, mas foi suficiente para selar a intenção de uma reunião oficial. “Nos abraçamos, as pessoas não acreditaram nisso. Conversamos e concordamos em conversar na próxima semana”, disse.

Elogios e críticas

Trump elogiou Lula, chamando-o de “homem muito agradável”, e afirmou ter sentido uma “química excelente” no primeiro contato. O presidente norte-americano destacou que gosta de “fazer negócios com pessoas de quem gosta”.

Ao mesmo tempo, reforçou críticas às tarifas aplicadas pelo Brasil contra produtos dos Estados Unidos, classificando-as como “imensas e injustas”. Ele defendeu a decisão de impor tarifas de 50% sobre alguns itens brasileiros como medida de “soberania e proteção aos cidadãos norte-americanos”.

Relação bilateral em debate

Apesar das críticas, Trump sinalizou abertura para estreitar relações comerciais e políticas com o Brasil. “Sem a gente, eles vão falhar como outros falharam. Mas, se trabalharem conosco, podem se dar bem”, afirmou.

O encontro previsto entre Lula e Trump deve acontecer ainda durante a agenda da Assembleia Geral da ONU, e pode marcar um novo capítulo nas negociações entre os dois países.



× SCTODODIA Rádios