Política
União Progressista não descarta lançar nome para Estado
Deputado comenta sobre Federação e confirma que junção é uma estratégia para as eleições

Por
Matheus Machado
Em entrevista exclusiva para o portal SCTodoDia, o deputado estadual Pepê Collaço (PP) deu detalhes sobre a União Progressista, nova federação formada na última semana pelos partidos União Brasil e Progressistas. De acordo com o parlamentar, a formalização da parceria mira a eleição de 2026 e pode ter um peso significativo na disputa pelo governo do estado, hoje comandado por Jorginho Mello do PL.
“A Federação tem um peso enorme. Desde a constituição de 1988 não se tinha uma construção igual essa. São mais de 100 deputados federais e 14 senadores. Aqui em Santa Catarina são quase 70 prefeitos e seis deputados estaduais. Você cria uma segunda força no estado ao lado do MDB”, destacou Pepê.
Para o deputado, a nova união também faz parte de uma estratégia pensando nas eleições que se aproximam. “Isso estrategicamente para o jogo político do ano que vem, para todas as costuras que vão ser feitas, é uma agremiação que se torna significativa para onde ela pender. E se estiver com uma candidatura própria vem com muita força”, ressalta Collaço.
A força citada pelo deputado pode ser tanto para emplacar bancadas de parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. “São dois partidos que se unificam e que tem origens próximas. É um viés de direita e vai ter muita conversação com outros partidos de direita para saber qual o projeto político para o país e isso tem muito reflexo aqui em Santa Catarina”, detalha o político.
Questionado sobre um possível enfrentamento da União Progressista contra o PL na disputa pelo governo do estado, Pepê Collaço disse que até o momento são poucos os nomes que manifestaram o interesse em concorrer ao cargo. “Até agora são poucos que se apresentaram para candidatura ao governo no ano que vem. Talvez essa federação também possa apresentar ou encaminhar uma condução com o governador Jorginho ou caminhar com João Rodrigues, que está se postando como candidato, ou ela mesmo pode ter candidatura. O objetivo agora é fortalecer as candidaturas a deputados estaduais e federais para aumentar ainda mais as cadeiras”, finalizou o parlamentar.