Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vacinação infantil gera polêmica em Criciúma

Criciúma
Ilustração de uma vacinação infantil
Foto: Ilustração / Envato

Criciúma

Vacinação infantil gera polêmica em Criciúma

Declaração do prefeito de Criciúma sobre vacinação infantil contra a Covid-19 gera reações de autoridades e do Conselho Tutelar

CRICIUMA

Uma declaração do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças, gerou repercussão nas redes sociais e mobilizou autoridades do município. Em vídeo publicado em seu perfil oficial, o prefeito criticou a exigência da imunização como condição para o acesso à educação e defendeu o direito de escolha das famílias quanto à vacinação dos filhos.

“Perseguir famílias que não se vacinaram da Covid é perturbador”, afirmou Vaguinho, referindo-se a casos relatados no município. Segundo ele, o Conselho Tutelar deve respeitar as decisões das famílias, já que é um órgão eleito pela comunidade e mantido com recursos públicos. O prefeito também afirmou que sua própria família optou pela vacinação, mas destacou que essa é uma decisão que deve ser individual, e não imposta. Ainda em sua fala, o prefeito alertou para o risco de discriminação contra crianças não vacinadas e afirmou que, de acordo com ele, esses alunos não representam risco aos demais.

A fala provocou reações, incluindo da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), conhecida por sua atuação em defesa da vacinação e medidas de combate à pandemia. Mondardo afirmou que a vacinação é uma política pública consolidada no Brasil há mais de três décadas e que “não há espaço para negacionismo científico”.

“Acredito que o prefeito colocou uma lupa sobre uma situação que afeta em torno de 300 famílias que não querem vacinar seus filhos. A população brasileira, catarinense e criciumense adere sim às vacinas, que são responsáveis pelo controle e erradicação de doenças. Dizer que é uma escolha ou uma liberdade é um equívoco profundo. A imunização é uma questão de saúde coletiva”, destacou a parlamentar.

Em meio à polêmica, o Conselho Tutelar de Criciúma se reuniu na manhã desta quarta-feira (3) para discutir o tema. De acordo com a conselheira Fabiana Bertier, o colegiado deve emitir um posicionamento oficial nas próximas horas, por meio de uma coletiva de imprensa.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo